Pesquisa avalia consumo e atitude de jovens durante a Copa do Mundo

Dentre os participantes, 95,1% pretendem torcer para o Brasil; empresas podem aproveitar o momento de consumo coletivo

Publicado em 24/11/2022 às 12:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

A Copa do Mundo começou dia 20 de novembro e vai terminar em 18 de dezembro. (Foto: Marco Cavalcanti)

O MATCH - núcleo.gestão.esporte.entretenimento, grupo vinculado à Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (Fagen/UFU), divulgou, neste mês, um relatório que identifica a atitude e a intenção de consumo de jovens adultos em relação à Copa do Mundo de 2022.

A pesquisa, orientada pelo professor Élcio Eduardo de Paula Santana, da Fagen, recebeu as respostas por meio de um formulário preenchido por 82 alunos dos cursos de graduação em Administração ou Gestão da Informação da UFU.

“Esta foi uma pesquisa exploratória, que sugere que o jovem adulto tenha esse comportamento, mas não se tem a possibilidade de se ter a certeza que ele se comporta como foi apontado nos resultados”, comenta Santana.

O relatório, no qual colaboraram 47 homens e 35 mulheres, aponta que 95,1% dos participantes pretendem torcer para o Brasil durante o torneio, enquanto 2,4% não vão torcer para país algum. Somente uma pessoa respondeu que não vai acompanhar o evento mundial.

A maioria dos jovens adultos se encontra na faixa etária de 18 a 30 anos (apenas dois colaboradores têm a idade de 40 a 45 anos) e, segundo o estudo, deve assistir aos jogos do Brasil em casa ou em bares, acompanhado de outras pessoas.

O estudo detectou a preferência do público por assistir aos jogos pela televisão, em primeiro lugar, e pela internet, em segundo lugar, com dominância da SmartTV, celular e computador, respectivamente.

As pessoas responderam que vão acompanhar as análises das partidas pela televisão, redes sociais e sites. Por outro lado, o grupo também percebe a popularização dos podcasts e a baixa adesão ao jornal impresso e ao rádio para saber as notícias da Copa do Mundo 2022.

Santana destaca que é um momento no qual é levantada a ideia de consumo coletivo que pode vir a ser explorada em diversas áreas. Propagandas de amigos se divertindo em frente à televisão assistindo às partidas e a criação de áreas VIP para os clientes são algumas das ações que podem ser promovidas pelas empresas.

“Uma reflexão mais evidente está relacionada à utilização de produtos autoexpressivos, como do setor das indumentárias (vestuário). Isso leva as pessoas a buscarem a utilização de tais produtos para mais facilmente se comunicarem com outros indivíduos que também possuem o anseio de compartilhar as suas impressões sobre o evento. Se uma pessoa vai a um ambiente público com a camiseta da Seleção, isso se torna um pretexto para que uma conversa seja iniciada e a experiência compartilhada”, explica o professor.

O que motiva o torcedor?

O Match afirma que a relação entre a torcida e a identificação geográfica é importante para o Brasil. Quase metade dos colaboradores relacionam o patriotismo com o ato de torcer pela Seleção Brasileira.

As razões encontradas no relatório para torcer pelo Brasil na Copa do Mundo 2022 são a preferência pela equipe brasileira, o compartilhamento do momento com outras pessoas, a festa durante os jogos, lembranças de momentos de infância, sentimento de patriotismo, apreciação do jogo de futebol e gostar de jogadores da seleção.

Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo é o torneio mundial da modalidade de futebol de campo. Em 2022, no Catar, acontece a 22ª edição do campeonato, envolvendo 32 seleções. O evento começou em 20 de novembro e sua final está agendada para o próximo dia 18 de dezembro.

Palavras-chave: Ciência futebol consumo copa do mundo Copa do Mundo 2022