Pular para o conteúdo principal
Participação

Reta final de inscrições para o IX Fórum de Assuntos Estudantis

Evento é destinado aos representantes das entidades estudantis em todos os campi da UFU e acontece no próximo dia 8, no Campus Santa Mônica; inscrições vão até esta sexta-feira (02/12)

Publicado em 30/11/2022 às 08:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) está organizando o IX Fórum de Assuntos Estudantis (FAE) e convida os representantes de entidades estudantis de todos os campi da instituição para participarem do evento. O encontro acontecerá no próximo dia 8 de dezembro, quinta-feira, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h, na Sala de Reuniões dos Conselhos, no prédio da Reitoria, localizado no Bloco 3P do Campus Santa Mônica.

Para participar, é importante realizar o cadastro preenchendo um formulário on-line até esta sexta-feira (02/12). A inscrição garantirá a emissão de certificado pelo Sistema de Informação de Assuntos Estudantis (Siae). Podem se inscrever representantes de Diretórios Acadêmicos (DAs), Centros Acadêmicos (CAs), Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs), Baterias, Cheerleaders, Programas de Educação Tutorial (PETs), Empresas Juniores (EJs), Coletivos, Grêmios Estudantis e Ligas Acadêmicas, entre outros. Lembrando que todos os fóruns resultam em um catálogo publicado na página da Proae com as demandas e atendimentos realizados pela pró-reitoria.

 

Evento ocorre na Sala de Reuniões dos Conselhos. (Foto: Arquivo Proae)

O coordenador do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFU, pelo movimento Enfrente, Ed Carvalho, ressalta a importância da realização do FAE: “Quando a gente debate assistência estudantil, está debatendo também a seguridade estudantil, a permanência e como pode ser construído um ambiente em que todos os estudantes possam estar de maneira equilitária ou tentar essa equidade. Então, num primeiro parâmetro, quando a Proae chama os alunos, ela rompe um parâmetro de que a universidade sabe o que é melhor, rompe essa figura de autoridade, de poder e começa a pensar em uma construção em coletivo.”

Carvalho também frisa a importância da participação dos estudantes e representantes das entidades estudantis neste processo. “Os estudantes devem participar, acima de tudo, porque é a respeito deles. Quando a gente fala de assistência estudantil, apesar da 'canetada' estar com a instituição, é a respeito dos estudantes, é como eles estão permanecendo e construindo esse processo todo. Então, é sobre os estudantes. Quando eles ocupam esses espaços, isso denota uma busca por, além de voz, mostrar que nós, estudantes, estamos com essas demandas”, sublinha o coordenador do DCE.

 

FAE

O Fórum de Assuntos Estudantis foi criado em 2016 e tem por objetivo promover o debate coletivo sobre as temáticas propostas pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), como alimentação, transporte, atenção à saúde, cultura, esporte, acesso, creche, apoio pedagógico e inclusão digital. Ele serve como órgão consultivo, convocando os representantes das entidades estudantis a dialogarem sobre o planejamento das atividades de assistência estudantil. Desde então, a equipe de servidores e gestores da Proae trabalha junto aos acadêmicos, de forma a construir propostas que atendam às reais necessidades de cada uma das organizações.

De acordo com a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Calderari, em 2018, foi criada uma metodologia para promover o debate coletivo entre as diversas entidades estudantis e os campi da UFU sobre cada temática proposta pelo Pnaes e suas ações/atividades na Universidade Federal de Uberlândia; dessa forma, possibilitando criar espaços que, de fato, busquem ouvir e sistematizar as demandas apontadas em cada versão, sendo eles:

  • a) Espaços que promovam a troca de experiências e vivências, dando voz aos estudantes de forma individual e coletiva, buscando uma visão multidisciplinar das necessidades, desejos e limitações, reconhecendo as propostas de cada um e também se colocando no lugar do outro, para definição e tomada de decisões. Além disso, é o momento de verificar as “fake news” e ter acesso à fonte de informações e dados;
  • b) Espaços que estimulem a participação e contribuição sob diferentes olhares, ideologias e necessidades, para a construção de caminhos assertivos. Como também projetar soluções por meio de uma série de ações operacionais, estratégicas e culturais, que seja capaz de distinguir a desejabilidade, a viabilidade e a prioridade e;
  • c) Espaços de observação e de experimentação para materializar o campo das ideias para a prática do mundo real, buscando a criação de solução inéditas, fruto do compartilhamento, da somatória e da multiplicação de propostas, para a tomada de consciência, de decisões e consequentemente de resultados melhores e mais assertivos.

“A metodologia busca garantir a oportunidade de participação de todos, tanto a opinião pessoal de cada participante, mas também possibilitando uma forma de construção de propostas de forma participativa e colaborativa. Além disso, busca aproximar o corpo discente da equipe técnica da Proae; assim, colaborando para que as ações e suas atividades estejam compatíveis com as reais necessidades, anseios e desejos dos estudantes da UFU”, completa a pró-reitora. Ela finaliza reforçando a importância da parceria com todas as Unidades Acadêmicas, no sentido de incentivar a participação dos discentes no FAE; inclusive, validando este evento como uma atividade acadêmica: "Enviamos um ofício com este pedido e reforçando que os estudantes presentes no fórum receberão certificados emitidos pelo Sistema de Assuntos Estudanis (Siae) e que estes documentos poderão ser utilizados para justificar a ausência nas atividades normais dos cursos no próximo dia 8 de dezembro."

Veja, abaixo, o cronograma do IX FAE:

  • 9h - Abertura do evento, com Prof. Dr. Carlos Henrique Martins da Silva (vice-reitor da UFU);
  • 9h15 - Apresentação do Diretório Central do Estudantes (DCE);
  • 9h30 - Apresentação e Planejamento Proae 2023;
  • 10h - Formação de mesas temáticas;
  • 13h30 - Mesas temáticas;
  • 16h - Apresentação das sínteses das mesas;
  • 17h - Formalização de propostas para a Proae.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Proea FAE assistência estudantil

A11y