Posicionamento

'Situação chegou ao limite do insustentável', diz Reitoria da UFU

Nota oficial emitida pela Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia alerta para gravidade dos problemas orçamentários da instituição, após novo bloqueio anunciado pelo governo federal nesta segunda-feira (28/11)

Publicado em 29/11/2022 às 15:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Mais uma vez as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) são surpreendidas pelo governo federal, desta feita com o bloqueio nos limites de empenho do orçamento discricionário, ocorrido em 28/11/2022.

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além do corte de orçamento de R$ 9,5 milhões ocorrido em junho deste ano, foram bloqueados agora R$ 2,7 milhões, valor remanescente de orçamento com o qual a instituição vinha parcamente acudindo despesas emergenciais. Restaram R$ 71,00 (setenta e um reais) de limite de empenho no sistema.

A situação que já era muito difícil chegou ao limite do insustentável. E isso em um momento quando normalmente são realizados aportes financeiros às IFES por parte do governo federal para o acerto das contas no final do exercício. Assim, a UFU perde totalmente sua capacidade de saldar os compromissos financeiros assumidos de acordo com o orçamento aprovado na Lei Orçamentária Anual 2022 (LOA-2022).

É lamentável.

Uberlândia (MG), 29 de novembro de 2022