Ceia de Natal mais cara em 2022, aponta Cepes/UFU

Pesquisa analisou os preços de 19 produtos utilizados tradicionalmente no período natalino

Publicado em 22/12/2022 às 12:41 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Está mais caro ter uma mesa farta no Natal em 2022. Ao menos é o que sinaliza aPesquisa Comparativa de Preços dos Produtos da Ceia de Natal, realizada pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU). Entre os 19 produtos analisados, 16 tiveram acréscimo de preço em relação ao mesmo período do ano passado.

Considerando a variação de preços, destaque para a farofa pronta, com acréscimo de 29,8%. Caixa de bombons sortidos (19%), uva fresca (14%), chocotone (12,4%), azeite comum (12,4%) e vinho tinto suave (11,2%) completam a lista de produtos com aumento de preços de dois dígitos percentuais.

Já entre os três produtos que estão mais baratos o maior peso é da uva passa, com custo de -24,5% no comparativo com dezembro de 2021. A castanha do pará (-13,4%) e as nozes (-3,9%) fecham a relação de itens que registraram queda de preços. Veja, abaixo, a relação completa dos produtos analisados:

O estudo do Cepes é realizado sempre no mês de dezembro em estabelecimentos comerciais localizados em Uberlândia. “O objetivo da pesquisa é fornecer à população uberlandense uma referência da média dos preços de alguns produtos que são, comumente, consumidos na data comemorativa do Natal”, cita o documento publicado nesta quinta-feira, 22 de dezembro.

Na página oficial do Cepes estão disponíveis as edições anteriores da pesquisa, desde a que ocorreu no ano de 2018.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: CEPES Economia Cesta de Natal