Chegou a hora de escrever o meu TCC; e agora?

Saiba mais sobre os setores da UFU que prestam serviços aos estudantes que chegam a esta fase dos cursos de graduação

Publicado em 05/12/2022 às 12:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Finalmente, chegou o tão sonhado fim da graduação. Eu sei que houve momentos em que você pensou em trancar o curso - se é que não o fez -, pensou em desistir, mas agora é hora do "gás" final dessa viagem muito louca chamada faculdade. E, como em toda fase final, está na hora de enfrentar o "chefão" que, neste caso, é o temido Trabalho de Conclusão de Curso - "TCC", para os íntimos. E vai por mim: vocês dois serão mais que íntimos no final dessa história.

Turma do curso de Jornalismo, em roda de conversa com recém-egressos do curso para trocarem experiência quanto a produção e apresentação do TCC. (Foto: Milton Santos)

E você sabia que aqui, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), temos um setor que presta serviços aos estudantes que estão vivendo esta fase? Não sabia? Pois agora está sabendo. A Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), tem pedagogos disponíveis para auxiliá-lo nesse processo de produção e apresentação do seu TCC. Recentemente, eles desenvolveram algumas ações em grupo em formato on-line e presencial, de forma que todos os campi da UFU fossem contemplados.

A pedagoga Lourdes Corrêa, da Dipae de Monte Carmelo, é uma das responsáveis pelo projeto “TCC: e agora?” e servidora à disposição para auxiliar os estudantes que precisam de apoio no trabalho. Ela explica a proposta da iniciativa: “Comecei com esse projeto para atender essa demanda [da Proae, em relação aos estudantes que estão com dificuldade no TCC e gerando evasão do curso ou postergando a formação]. Fiz um levantamento de todos os cursos, da característica dos TCCs de cada um, olhei os projetos pedagógicos e, a partir disso, a gente começou a elaborar o projeto para conseguir atender a todas as demandas.”

O projeto já viveu três fases especiais, no começo deste semestre. Em outubro, teve um ciclo de atividades on-line para todos os campi. Os encontros remotos contavam com palestras e rodas de conversa com egressos que já viveram a experiência do TCC, algo comum em muitos cursos e importante para você que irá começar o seu projeto ou já está com ele em produção: converse com quem passou pelo processo recentemente.

Os três egressos convidados falaram como se deu passo a passo a produção do TCC de cada um, os desafios encontrados e quais ensinamentos tiram do processo. (Foto: Milton Santos)

A segunda fase do projeto contou com encontros presenciais em alguns campi de Uberlândia. Desenvolvido especificamente pela pedagoga Lourdes, consistiu em momentos de orientação em grupo sobre como desenvolver o TCC, por meio dos 10 passos desenvolvidos pela coordenador da Dipae, Sauloéber Társio de Souza, em um artigo produzido durante os anos em que teve a experiência como professor de TCC em Ituiutaba. “Esses 10 passos vão desde a escolha do tema, orientador, o processo de pesquisa bibliográfica, a atividade de campo… vai passando por todas as etapas até chegar na apresentação”, reitera a pedagoga.

Já a última fase do projeto visou atender a questão emocional e de falar em público. Foram duas rodadas on-line; a primeira consistia em atividades de reprogramação emocional, para que esse fator não interferisse em nenhuma das fases do TCC, e a segunda, em técnicas de oratória e apresentação em público.

Se você não ficou sabendo ou não conseguiu participar de nenhuma dessas ações da Dipae, não se preocupe, ainda dá tempo de conseguir essa ajudinha para enfrentar o “chefão” dessa jornada. É só entrar em contato com a Dipae, via e-mail dipae@proae.ufu.br, ou ligando para (34) 3230-9556. O setor irá encaminhar os estudantes para orientações pedagógicas individuais com os pedagogos disponíveis em cada campus da UFU. O apoio pedagógico serve também para aqueles que estejam realizando pós-graduação ou iniciação científica.

Bibliotecas UFU

Outro setor da UFU que oferece serviços para quem está produzindo alguma pesquisa é o Sistema de Bibliotecas (Sisbi). Na própria página do setor é possível encontrar todos os serviços oferecidos. Para quem está na etapa de produção ou finalização da pesquisa, os seguintes treinamentos podem ser de grande valia:

• Normalização de trabalhos técnico-científicos: visa apresentar as normas da ABNT em vigor para padronização de trabalhos acadêmicos; duração de 1h a 1h30, cada tipo;
  • Pesquisa em bases de dados: visa capacitar ao uso de bases de dados científicas nacionais e internacionais e buscadores especializados para recuperação da informação; duração de 1 hora;
  • Submissão de trabalhos no Repositório Institucional UFU – DUCERE: visa preparar os estudantes dos últimos períodos para o processo de entrega dos trabalhos de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação; número de participantes por horário - mínimo 20 e máximo 50; duração de 1 a 2 horas; cada participante deve levar notebook ou tablet com acesso à internet; os agendamentos devem ser realizados por servidores ou representantes de diretórios acadêmicos via e-mail ou telefone;
  • Acessibilidade em documentos digitais - presencial ou remoto: orientação para a formatação de documentos digitais (textos, planilhas e slides) aplicando os recursos de acessibilidade – ou que favorecem a acessibilidade – os principais editores de texto, planilha e slide (MS Office e BR Office); duração de 1 hora.

Os treinamentos são oferecidos em modalidade remota e presencial. Para tê-los, é necessário entrar em contato com o setor da Biblioteca do seu campus, reservar seu horário e/ou obter mais informações sobre os treinamentos.

Palavras-chave: TCC IC Pós-graduação pesquisa apoio pedagógico