Cursos da UFU se juntam para realizar oficina sobre impressão 3D

Atividade extensionista será realizada nesta quarta-feira, 14 de dezembro

Publicado em 13/12/2022 às 14:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Proposta reúne decentes dos cursos de Design e de Engenharia Mecânica. (Foto: Divulgação/Cintesp)

A proposta para oficina acontecerá como encerramento das aulas sobre manufatura aditiva da disciplina ministrada pelo professor Arthur Alves Fiocchi, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM/Femec), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A oficina será realizada em conjunto com os professores Aline de Sousa, Juliana Cardoso Braga e Gabriel Bonfim, da graduação em Design e que também estão encerrando aulas de processos de fabricação.

A proposta, inovadora, é oferecer uma oficina com quatro horas de duração, com emissão de certificado, aberta à sociedade, como projeto de extensão, atendendo à demanda dos dois cursos, de profissionais e alunos de dentro e fora da universidade.

“Nossa proposta foi fazer dessa última aula uma oficina, com teoria e prática em impressão 3D. Devido à demanda do curso de Design e de outras áreas, transformamos essa oficina em um projeto de extensão para englobar alunos e a comunidade externa que tem interesse e começa a utilizar a manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D”, disse o professor Arthur Fiocchi.

No caso das etapas de finalização e uso de diferentes materiais, a oficina envolverá o conhecimento de maneira conjunta entre os cursos de Design e Engenharia Mecânica. Para os professores e pesquisadores autores do projeto de extensão, a realização de uma oficina representará um importante avanço do ensino do Design, acrescentando novos processos industriais e materiais.

“Pretende-se que essa atividade extensionista acrescente uma nova visão sobre as metodologias e processos de desenvolvimento de projetos por parte de alunos e professores nos campos do design de produto, gráfico e interiores”, comentou a professora do curso de Design Juliana C. Braga.

Para ela, também pesquisadora do Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos da Universidade Federal de Uberlândia (Cintesp.Br/UFU), outro fator importante está no fortalecimento da interdisciplinaridade e da parceria do curso de Design com outros profissionais e cursos, como a Engenharia Mecânica da UFU.

Palavras-chave: Cintesp oficina impressão 3D manufatura aditiva Design Engenharia Mecânica