UFU tem três programas de pós-graduação com nota máxima

Após análise das comissões de área, Engenharia Mecânica, Elétrica e Educação aumentaram suas notas em Avaliação Quadrienal da Capes

Publicado em 22/12/2022 às 15:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Todos os cursos da UFU aumentaram ou mantiveram a nota. (Foto: Prefeitura Universitária)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na segunda-feira (19/12), o resultado final da Avaliação Quadrienal 2017-2020. Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), dos 50 programas avaliados, 24 ficaram com nota mais alta em relação à avaliação preliminar e 26 se mantiveram.

O resultado da primeira etapa da avaliação foi divulgado em setembro. Após isso, foi possível solicitar reconsideração da nota recebida. Assim, os programas de pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGEM) e em Educação (PPGED) passaram pela revisão e voltaram para as notas do último quadriênio: 7 e 6, respectivamente.

Dos 4.512 programas de pós-graduação avaliados, 34% aumentaram a nota e 54% se mantiveram no mesmo patamar da avaliação do quadriênio anterior. Na UFU, 48% aumentaram a nota e 52% se mantiveram. Não houve diminuições.

Os destaques foram para os três programas com nota máxima: em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPA) e em Engenharia Química (PPGEQ), que tiveram aumento na nota, e em Engenharia Mecânica (PPGEM), que teve a nota 7 mantida. Já os programas que alcançaram a nota 6 são em Estudos Linguísticos (PPGEL), em Química (PPGQUI) e em Ciências da Saúde (PPCSA). Os programas de pós-graduação em Educação (PPGED) e em Odontologia (PPGO) mantiveram essa nota.

A nota atribuída aos programas de pós-graduação é de 1 a 7, sendo que 3 é o mínimo para o seu funcionamento. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, avalia que o resultado vem do conjunto de atividades que envolve a Diretoria de Pesquisa, a de Pós-Graduação e a de Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia e os coordenadores dos programas.

“A Pós-Graduação é um ecossistema que tem um conjunto de ações relacionadas às diretorias. Temos ações ligadas especificamente à pesquisa, como os laboratórios multiusuários, que facilitam o fluxo de teses e dissertações. Paralelamente, temos várias ações criadas na Diretoria de Inovação que contribuem com isso, porque é lá que tem as patentes, os projetos de inovação, a parceria-público e privada. E na de Pós-Graduação foi feito o Programa Pró-acompanhamento, uma consultoria com os programas que aderiram”, destaca o pró-reitor.

Carvalho aponta que o Programa de Internacionalização (UFU-Capes.PrInt) foi essencial para o resultado, já que a maioria dos programas que o aderiram tiveram as notas elevadas. O pró-reitor completa que, em 2023, o resultado impactará no desenvolvimento dos programas e no recebimento de um aporte maior de financiamento do Programa de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e uma bolsa de mestrado e doutorado a mais naqueles que tiveram a nota aumentada.

Confira todas as notas aqui.

Palavras-chave: Pós-graduação Capes Propp