Videocast

Edição 45 do 'UFUCast' aborda importância e desafios de se aprender uma língua estrangeira

Bate-papo da semana foi sobre a necessidade do domínio de novos idiomas, as formas de aprendizado e as possíveis comprovações de proficiência; confira também como funcionam as atividades na Central de Línguas da UFU e na Rede Andifes ISF

Publicado em 27/01/2023 às 11:12 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Reprodução

No quadragésimo quinto episódio do "UFUCast", que foi ao ar nesta quinta-feira (26/01), esteve em pauta o aprendizado de línguas estrangeiras. Durante a transmissão, a jornalista Sara Camelo e o editor-chefe do videocast, Matheus Minuncio, conversaram com a coordenadora-geral pro tempore da Central de Línguas da Universidade Federal de Uberlândia (Celin/UFU), Rosangela Resende, e com a responsável pedagógica da Rede Andifes Idiomas Sem Fronteiras na UFU, Cristiane Brito.

No episódio, as profissionais destacaram que, além de proporcionar oportunidades no mercado de trabalho e a possibilidade de conhecer novas culturas por meio de viagens, o aprendizado de uma segunda língua traz, também, o desenvolvimento pessoal e auxilia até mesmo no estudo da língua nativa.

Brito ressaltou que não há, de fato, uma idade em que o aprendizado da língua estrangeira seja mais fácil ou mais adequado e que é comum pessoas com idade avançada conseguirem estudar um outro idioma. A responsável pedagógica ainda evidenciou que, mesmo com poucas aulas dentro da rede pública, há muitos trabalhos interessantes e relevantes dentro destes espaços de educação. "Este contato com outra língua no ensino regular é uma forma eficiente de se iniciar o estudo de um idioma estrangeiro", apontou.

A importância de entrar em contato com pessoas nativas do idioma durante o processo de estudo de línguas foi outro aspecto abordado na conversa. Rosangela Resende salientou que esta interação ajuda no processo de descoberta das novas culturas e, a partir disso, na compreensão das particularidades de cada idioma, como expressões e a forma correta de se utilizar certas palavras.

A Central de Línguas é um órgão do Instituto de Letras e Linguística (Ileel) e com 46 anos de existência. A história, reputação e os seus projetos da Celin também foram comentados nesta edição do programa.

Sobre o UFUCast

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.