Mostra em homenagem a Olívia Calábria chega à biblioteca do Campus Umuarama

Abertura da segunda edição da mostra 'Modernidade, Modernismos e Engajamento' ocorre nesta quarta-feira, 1° de março

Publicado em 27/02/2023 às 11:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Centro de Documentação e Pesquisa

A partir desta quarta-feira, 1° de março, será a vez da comunidade  do Campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conhecer um pouco sobre a vida de Olívia Calábria. A exposição "Olívia Calábria: Modernidade, Modernismos e Engajamento” ficará em cartaz na biblioteca do referido campus, até 31 de março, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A mostra contém registros pessoais do acervo da defensora dos direitos das mulheres, militante comunista e filha de imigrantes italianos. O material está abrigado no Centro de Documentação e Pesquisa em História da Universidade Federal de Uberlândia (CDHIS/UFU) - localizado no Bloco 1Q do Campus Santa Mônica.

A exposição faz parte das atividades do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 promovidas pela Diretoria de Cultura (Dicult), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), e já passou pelo saguão da Reitoria.

No total, são 12 painéis que tratam de forma breve a história de Olívia Calábria, nascida em São Paulo e que se mudou para Uberlândia ainda criança, em 1914. A mostra tem como curadores o professor Thiago Lenine - que também é coordenador do CDHIS, e a estudante Raphaela Mamede. (Revisão do texto: Eliane Moreira)