Edital

Aberto o prazo para submissão de propostas de ações de arte e cultura negras no Graça do Aché

Nova edição do Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché recebe inscrições até 16 de abril

Publicado em 16/03/2023 às 11:32 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Projeto de Extensão QuilomBOMinas. (Foto: Aline Ferreira)

No ano passado, o edital para seleção de propostas para o Programa de Ocupação do Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché contemplou 10 projetos. Um deles foi o QuilomBOMinas, coordenado pela graduanda em Filosofia Aline Ferreira e que consistiu na gravação de vídeos. De acordo com a estudante, o seu projeto de extensão contribuiu para que conhecesse intelectuais fora do campo de um pensamento cultural eurocêntrico. Durante três meses, foram realizados encontros para produzir e analisar as obras de mulheres negras, intelectuais e artistas brasileiras, como Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus, além da gravação de poemas no teatro do Graça.

Arte Bia Pagano

Para a edição de 2023, o edital que prevê a ocupação no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché já foi publicado e está com inscrições abertas, até 16 de abril, para apresentação de propostas para o desenvolvimento de ações de arte e cultura negra.

As ações podem ser propostas por discentes de graduação ou pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ou da Escola Técnica da Saúde (Estes/UFU), bem como de servidores, docentes e técnicos da universidade, com vínculo ativo no período de proposição e realização da ação artístico-cultural. Contemplam-se ações culturais de todos os campi da UFU.

A coordenadora da Divisão de Fomento à Cultura (Difoc), Isabela Pompeu, afirma que "o programa visa apoiar o desenvolvimento de ações artísticas e culturais que promovam o fortalecimento e a difusão da Cultura Negra, integradas ao ensino, à pesquisa e à extensão de modo indissociável, ampliando a atuação da universidade pública com as transformações sociais e o fortalecimento da cidadania".

Para auxiliar o desenvolvimento das atividades, serão destinados recursos de R$ 30 mil. As ações de cada proposta devem prever um valor total de até R$ 6 mil, em uma das seguintes categorias, as quais serão indicadas ao menos duas propostas de cada.

• Categoria I - Cursos, oficinas, pesquisas das quais resultem um produto cultural final e atividades similares;
  • Categoria II - Debates, palestras, conferências, rodas de conversa e avidades congêneres;
  • Categoria III - Difusão em arte e cultura negra (exposições, saraus, exibições de filmes e documentários, shows, mostras, espetáculos, performances, apresentações culturais, dentre outros).

Todas as ações apoiadas por esse edital deverão ser realizadas no Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché, localizado no seguinte endereço: Avenida Cesário Crosara, 4187, Bairro Roosevelt. Para mais informações, acesse os documentos do processo seletivo no Portal de Editais e Concursos da UFU.

Sobre o Graça do Aché

Foto Arquivo Graça do Aché

O Centro de Memória da Cultura Negra Graça do Aché tem por finalidade atuar como instrumento de política pública na conscientização da responsabilidade social, do respeito às diferenças raciais e na promoção da cultura e história afro-brasileira.

Coordenadora do Graça do Aché, a professora Ivete Almeida resume: "É um espaço que realiza a divulgação de produções culturais, acadêmicas e artísticas ligadas às tradições da cultura afro-brasileira de Uberlândia e região. Frequentemente, possui apresentações de espetáculos teatrais, de música e oficinas. Durante o ano tem sempre uma programação ligada a essa temática."

Palavras-chave: edital Ocupação Graça 2023 dicult PROEXC UFU