Oportunidade para estágio nas áreas de Comunicação e Design Gráfico

Até dia 15 de maio, segunda-feira, está aberto o período de candidaturas a duas bolsas de extensão para atuação na Diretoria da Cultura

Publicado em 26/04/2023 às 13:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Arte: Bia Pagano

A Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) divulgou edital de seu novo processo seletivo para contratação de bolsistas de extensão. Os estudantes selecionados atuarão em ações institucionais da Dicult.

São ofertadas duas vagas: uma na área de Comunicação, destinada a estudantes do curso de Jornalismo, e outra na área de Design Gráfico, destinada a graduandos de quaisquer cursos da UFU. Haverá, ainda, formação de cadastro reserva. Confira, abaixo, os pré-requisitos exigidos para cada vaga.

• Ter conhecimento da Língua Portuguesa – ortografia e gramática;
  • Ter disponibilidade para realização de reportagens jornalísticas;
  • Dominar programas de informática básica e pacote Office;
  • Ter desenvoltura para trabalhar com aplicativos e para operacionalizar as redes sociais;
  • Demonstrar habilidade para a edição, redação e elaboração de textos para sites, podcasts e redes sociais;
  • Demonstrar habilidade para registros fotográficos;
  • Ser criativo, ter senso crítico e ter hábito de leitura.

Design Gráfico

• Possuir conhecimento em softwares de edição de texto e imagem (Canva, Photoshop, Ilustrator, Corel);
  • Ter conhecimento técnico e artístico para desenvolver projetos gráficos para as diversas mídias da UFU;
  • Ter desenvoltura para trabalhar com aplicativos e para operacionalizar nas redes sociais;
  • Estar disponível para participar de projetos colegiados, tais como impressos diversos e meios ‘on-line’;
  • Ter noções de informática (Word, Excel, Internet Html, PowerPoint, Windows).

A duração da bolsa de extensão é de 12 meses, podendo ser renovada, de acordo com a avaliação de desempenho do bolsista, formalizada pelo responsável, por até 24 meses. O acadêmico receberá, mensalmente, bolsa de extensão no valor de R$ 400, por 20 horas semanais.

As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de maio, com o envio da documentação necessária – informada no edital – para o e-mail difoc@proexc.ufu.br.

Como foi atuar  na Dicult?

Luiz Marquêz (usando camiseta branca e colete jeans) e André Lopes (de camiseta amarela) já foram bolsistas da diretoria. (Foto: Arquivo Dicult)

Para quem tem interesse em participar do processo seletivo, seguem alguns depoimentos de dois ex-membros da equipe da Diretoria de Cultura:

"A Dicult é um ambiente extremamente dinâmico e enriquecedor, que me permitiu estar sempre em contato com diversas formas de cultura e de conhecimento. Além disso, tive a oportunidade de participar de projetos muito interessantes e desafiadores, que me fizeram crescer ainda mais como profissional."  (Luiz Marquêz, ex-bolsista de Comunicação)

"Foi uma experiência muito enriquecedora, uma oportunidade de prática para além da grade do curso. [O estágio na Dicult] Me deu uma base sólida para o mercado de trabalho e permitiu que eu trabalhasse com projetos que considero importantes e impactantes para a comunidade que faço parte." (André Lopes, ex-bolsista de Design Gráfico)

"Foi muito interessante para mim [a experiência do estágio], que já estava muito à frente no curso. Pela diversidade de produções que fiquei responsável, desde textos a vídeos, entrevistas e coberturas, pude aprender muito em pouco tempo e aplico tudo em minhas demandas do curso ou do estágio." (Giovana Abelha,ex-bolsista de Comunicação)

Palavras-chave: edital Bolsista dicult PROEXC UFU