Tecnologia

Parceria com a Petrobras consolida UFU como referência nacional em pesquisas de impressão em 3D de peças de metal

Peças são impressas no Laboratório de Processos de Soldagem da Faculdade de Engenharia Mecânica

Publicado em 15/03/2023 às 15:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Os pesquisadores têm investido no ciclo completo para utilização de uma peça de metal produzida em 3D. (Foto: Divulgação/Femec)

Da plataforma à refinaria da Petrobras há peças que foram impressas em 3D no Laboratório de Processos de Soldagem (Laprosolda), da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU). As pesquisas ainda aumentam a competitividade da indústria nacional, por meio da inovação, e fomentam a formação de alunos da graduação e da pós-graduação da UFU.

Na parte de exploração e produção do setor de extração de petróleo ou em equipamentos para processamento, refino, transporte, movimentação, armazenamento e manutenção da plataforma ou refinaria da Petrobras, há peças que foram impressas em 3D.

Desenvolver pesquisas em parceria foi o principal caminho encontrado pelos pesquisadores do Laprosolda para colocar o laboratório como referência no Brasil, quando o assunto é impressão de metal em 3D, tecnicamente definida como manufatura aditiva.

Nesta área, o laboratório tem como parceiros, dos projetos de pesquisas, a Petrobras e indústrias da metalurgia. De um lado, a petrolífera, quer produzir por meio de impressão em 3D as próprias peças, acelerando a manutenção e diminuindo custos com estoques. Do outro lado, a indústria metalúrgica quer desenvolver materiais para atender a nova demanda que será gerada pelo mercado.

Neste sentido, os pesquisadores têm investido no ciclo completo para utilização de uma peça de metal produzida em 3D. Não basta imprimir, é preciso conhecer, por exemplo, o material que está sendo usado para a impressão da peça, a melhor técnica para a impressão (printabilidade) e a qualidade do produto final dentro da finalidade de uso, a usabilidade.

Tecnologia

A tecnologia que está sendo desenvolvida pelo Laprosolda utiliza a técnica de deposição a arco elétrico, semelhante a um processo de solda convencional, sobrepondo camadas de material na geometria desejada. O Laprosolda também desenvolveu a metodologia, o equipamento e o software, aplicando a tecnologia para transformar o desenho em 3D em peça de metal.

O principal objetivo com os projetos é o fortalecimento da economia nacional, tornando a inovação tecnológica acessível para a sociedade. O exemplo onde pretende se chegar com a tecnologia de impressão 3D de peças de metal é a redução de estoques de peças e popularização da inovação, o que é definido como estoque digital do metal, em forma de arames onde o computador define o formato da peça e o equipamento faz a impressão.

No futuro, a tecnologia poderá atender desde a pequena oficina mecânica instalada em área residencial à indústria de produção em alta escala, se tornando parceira do dia a dia da população.

“Vamos imaginar como se fosse uma fotocopiadora, quando precisamos tirar xerox, vamos lá. Quando precisarmos de uma peça, vamos lá. Isso não é muito diferente da fabricação convencional. Então, o custo pode ser visto sob diferentes pontos de vista: se você precisar da xerox de um documento na hora, não importa se custa 0,10 ou 10,00, você irá fazer a xerox. No futuro, a impressão 3D entraria em nichos onde a fabricação comum não entraria, aí o custo seria acessível”, completa Louriel Vilarinho, pesquisador e coordenador do Laprosolda.

Palavras-chave: petrobrás Femec impressão 3D Metal Laprosolda