Publicado em 20/12/2024 às 08:10 - Atualizado em 20/12/2024 às 18:12
Pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), iniciaram uma parceria estratégica com a Unimed Uberlândia para desenvolver um hub de Inovação em Saúde na cidade, voltado para a prevenção. Com o primeiro encontro na sede da operadora de saúde no início de dezembro, a parceria surgiu no Uberlândia Summit, evento que conecta quem desenvolve pesquisas e quem busca inovar para se fortalecer no mercado.
Na reunião pelo Hub de Inovação em Saúde, participaram pesquisadores do Laboratório de Nanobiotecnologia Prof. Dr. Luiz Ricardo Goulart Filho (Nanos), do Instituto de Biotecnologia, e do Laboratório Femec Maker da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec). O encontro teve como foco a identificação de estratégias para criar um ecossistema de inovação aberta na área da saúde, conectando pesquisadores, empresas, agências de fomento e instituições da região.
O Sebrae Uberlândia atuará como um facilitador, conectando diversos atores do mercado, governos, agentes de fomento e Instituições de Ciência Tecnologia e Inovação (ICTIs) da cidade e região, com o objetivo de promover encontros entre aqueles que desenvolvem Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) para buscar recursos e viabilizar parcerias.
A participação da Unimed Uberlândia, representada pelo gerente de inovação Denis Salum, demonstra o interesse em colaborar com a iniciativa. O gerente de inovação destacou a importância das parcerias e a necessidade de um Hub da saúde, especialmente voltado para a prevenção.
Os próximos passos da parceria incluem a definição de um plano de ação e a busca por recursos e parcerias para implementar o Hub de Saúde. “É importante que a gente tenha nesse Hub uma estratégia de governança para estabelecer personalidade para cada um dos elementos dentro desse ecossistema, ter entendimento das necessidades do mercado, de quem pode colaborar para resolver e dos agentes de fomento”, destacou o analista do Sebrae/Uberlândia, Eduardo Ramos.
De acordo com o representante da operadora de saúde, para cada 100 reais de receita dos planos de saúde, em torno de 85 reais são gastos com as despesas médicas dos beneficiários. A prevenção, por sua vez, reduz significativamente os gastos com medicamentos, internações, cirurgias e, principalmente, diminui o número de mortes. “O DNA do nosso laboratório é inovação, temos muitos projetos esperando investimentos e o primeiro objetivo já foi alcançado: reunirmos e iniciarmos essa conversa, isso é importante. Nós precisamos somar conhecimento e esforços: empresas da área da saúde com os produtos e a universidade com a inovação para a sociedade”, completa a pesquisadora Luciana Machado Bastos, coordenadora do Nanos.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: inovação Nanos Femec Sebrae
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS