Pesquisa e Inovação

Presidente da Fapemig visita laboratórios da UFU e conversa com pesquisadores sobre investimentos em centros de excelência e Unidade Embrapii

Encontro teve como intuito fortalecer o relacionamento entre as instituições e ampliar recursos para projetos e bolsas

Publicado em 15/04/2024 às 12:50 - Atualizado em 22/04/2024 às 07:43

Presidente da Fapemig, em visita ao LTAD, com pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e o coordenador do laboratório. (Foto: Milton Santos)

Esta foi a primeira visita do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Carlos Alberto Arruda de Oliveira, à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), após sua posse, no final do ano passado. A série de visitas teve início na quarta-feira, 10, pelo Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD), pertencente à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - Faculdade de Engenharia Mecânica (Unidade Embrapii-Femec) da UFU.

O presidente da Fapemig conheceu a estrutura do LTAD, um prédio construído pela Petrobras, sendo um dos maiores laboratórios da Femec/UFU que desenvolve inovação aberta público-privada. Durante os 15 anos de fundação e sete com o credenciado Embrapii, o LTAD e o Laboratório de Soldagem (Laprosolda) conseguiram obter mais de R$ 60 milhões em projetos de inovação para a indústria brasileira.

Em seguida, o presidente da Fapemig, acompanhado pelo reitor da UFU, Valder Steffen Junior, e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho, se reuniu com pesquisadores da Engenharia Mecânica. O assunto pautado foi sobre o orçamento crescente de investimentos em projetos. “O que muda o país a longo prazo é a capacidade de inovação. Estamos projetando recursos maiores este ano, com possibilidade de adicionais e vamos ampliar também a participação do orçamento na cadeia do conhecimento, que se inicia nas pessoas, com o aumento nos valores das bolsas de estudo”, completou Carlos Arruda.

Os pesquisadores falaram também da capacidade de desenvolvimento de inovação e apresentaram algumas tecnologias. “Precisamos continuar nesse planejamento na formação de pessoas para acelerar o ritmo dos projetos, ampliar a interação das universidades e contribuir com a disseminação do conhecimento”, acrescentou Louriel Vilarinho, coordenador da Unidade Embrapii-Femec UFU.

Participantes do encontro
Reunião com pesquisadores da Femec, com a presença do reitor e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU. (Foto: Milton Santos)

A UFU se destaca em parcerias com as empresas. “Às vezes, acontece de forma natural. A Engenharia Mecânica, assim como as outras faculdades, vem cumprindo seu papel com projetos e a Embrapii vem reforçando essa forma de trazer recursos, por meio de parceria com as empresas. Ficamos orgulhosos com a visita do presidente da Fapemig; bons relacionamentos com bons projetos geram bons frutos”, completou o reitor Valder Steffen Junior.

Na quinta-feira, 11, o presidente da Fapemig participou da abertura do IV Comunica Ciência, evento realizado pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). Ele fez parte do debate sobre “Divulgação Científica, Inteligência Artificial e Democracia", que discutiu o papel das agências de fomento na promoção da pesquisa e da divulgação da ciência no contexto atual.

No período da tarde, Carlos Arruda visitou os laboratórios da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), a Fundação de Apoio Universitário (FAU), a Rede de Laboratórios Multiusuários e a empresa Algar Telecom.

Palavras-chave: Fapemig LTAD Laprosolda Embrapii Femec