EXCELÊNCIA

Unidade Femec UFU recebe classificação ouro da Embrapii

Índice de satisfação e consolidação de parcerias com indústrias do setor metal-mecânico ao longo de oito anos impulsionaram avaliação

Publicado em 19/06/2024 às 18:00 - Atualizado em 01/07/2024 às 11:51

Principal galpão de ensaios do LTAD, laboratório que compõe, com o Laprosolda, a Unidade Embrapii Femec UFU (Foto: Henry Fong)

A Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculada à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU), alcançou a classificação ouro entre as 96 unidades da rede. Anunciada em abril de 2024, a marca insere os laboratórios da UFU em um grupo de 25 unidades que atendem amplamente o plano da Embrapii de preparação da indústria nacional para os próximos dez anos.

Entre os principais critérios da classificação, destaca-se o índice máximo de satisfação de atendimento ao cliente, alcançado pelos pesquisadores da Unidade. De acordo com Henry Fong, que liderou a implementação da Unidade Embrapii Femec UFU, o índice de satisfação confirma o comprometimento das equipes para atender os clientes a partir do mesmo modelo de gestão das empresas, superando as expectativas da indústria nacional. “Desde o credenciamento, trabalhamos consistentemente para estruturar a unidade criando departamentos, definindo políticas operacionais, hierarquias, processos, capacitando e formando as equipes”, relata o pesquisador.

O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Carlos Arruda, parabenizou a unidade em visita aos pesquisadores da UFU. “Estamos empolgados com o que conhecemos, são muitos projetos e uma força tecnológica importante para a universidade. O que muda o país a longo prazo é a capacidade de inovação. Estamos projetando recursos maiores neste ano, com possibilidade de adicionais, e vamos ampliar também a participação do orçamento na cadeia do conhecimento, que se inicia nas pessoas, com o aumento nos valores das bolsas de estudo”, apontou.

Os projetos desenvolvidos na Unidade, que ocorrem como parceria público-privada, com recursos diferenciados a fundo perdido, conseguem atender pequenas, médias e grandes empresas. Para o reitor da UFU, Valder Steffen Junior, que acompanhou a visita, essa característica é motivo de orgulho. “A Engenharia Mecânica, assim como as outras faculdades, vem cumprindo seu papel com projetos, e a Embrapii vem reforçando essa forma de trazer recursos, por meio de parceria com as empresas. Ficamos orgulhosos com a visita do presidente da Fapemig. Bons relacionamentos com bons projetos geram bons frutos”, elogiou.

Avanços

Ao longo dos últimos oito anos de credenciamento, a Unidade Embrapii Femec UFU já captou mais de R$ 60 milhões em parcerias com indústrias do setor metal-mecânico. Agora, a nova classificação impulsiona ainda diversas ações que fazem parte do plano de fortalecimento da Unidade.

Uma dessas medidas foi a implantação do escritório de projetos e da assessoria de comunicação. "O escritório de projetos veio para profissionalizar a gestão dos projetos e garantir as entregas dentro do escopo e cronograma esperados pelas empresas parceiras. A classificação ouro é um reconhecimento de todo nosso trabalho por parte da Embrapii", comenta a engenheira, Edja Iandeyara Freitas Moura, gestora do escritório de projetos da Unidade.

As unidades classificadas como ouro poderão somar conhecimento e acelerar a evolução das demais unidades da rede Embrapii, por meio de processos de mentoria cruzada entre diversas unidades e da ampliação de parcerias entre Instituições Federais de Ensino Superior.

A classificação atende também ao novo modelo de apoio às pesquisas para áreas estratégicas do desenvolvimento tecnológico nacional, considerando os centros de competência, as áreas de atuação de cada um, o novo período de dez anos de inovação focados no futuro da indústria e os temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU), bem como a transição energética.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Embrapii LTAD Fapemig parcerias