Pular para o conteúdo principal
Pesquisa

Pesquisadores da UFU realizam palestra e participam de podcast na Femec

Evento é realizada há 10 anos pelo Sindicato Rural de Uberlândia

Publicado em 09/04/2024 às 12:25 - Atualizado em 15/04/2024 às 09:01

Pesquisadores do LTAD, Fernando Buiatti e Gustavo Vilela na gravação do PodCast do Sindicato Rural de Uberlândia. Foto: Cristiane de Paula/LTAD

Ente os dias 1 e 5 de abril, aconteceu no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia - MG, a Feira do Agronegócio Mineiro (Femec). O evento, que já é considerado uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil. Só no ano passado recebeu cerca de 100 mil visitantes de várias partes do país, mais de 300 expositores e promoveu negócios na ordem de R$ 2,4 bilhões.

No segundo dia da feira, o coordenador geral do  Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pesquisador, professore Sinésio Franco, palestrou no evento. A participação dele foi um Pitch [uma apresentação breve e objetiva]  sobre "Tecnologias de ponta" promovido pela Prefeitura de Uberlândia na Arena da Inovação. O professor aproveitou a oportunidade para destacar a capacidade da engenharia mecânica de desenvolver inovação tecnológica para o agro. Além disso, também mostrou alguns desafios superados pela equipe e apresentou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Os assuntos chamaram a atenção de técnicos, engenheiros e empresários que acompanhavam a agenda e passavam pelo estande. Entre o público presente estavam o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétrico (SINDMETAL) - regional Triângulo Mineiro, Arquimedes Cardoso, e o conselheiro da  Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), João Pelegrini. “Muito interessante o que conhecemos aqui. Toda essa capacidade tão perto da gente, na UFU, e essa forma de parceria com recursos da Embrapii que podem ajudar a gente a resolver nossos problemas na empresa e inovar. É o que precisamos e devemos falar mais sobre isso”, destaca, João Pelegrini, empresário ligado ao setor metalmecânico.

Pesquisador da UFU fazendo palestra numa feira do agronegócio
Professor Sinésio D. Franco no Pitch sobre inovação tecnológica para o agro. Foto: Cristiane de Paula/LTAD

O LTAD faz parte da Unidade Embrapii da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec) da UFU. A agenda é resultado da parceria que a unidade vem desenvolvendo com atores locais como a Prefeitura de Uberlândia e o agente do ecossistema de inovação aberta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “O meu papel de agente local de inovação é justamente este, identificar os atores do ecossistema que podem juntos somar suas competências e esforços para promover o empreendedorismo e a inovação local. Esse evento mostrou que temos em Uberlândia pessoas altamente qualificadas que fazem pesquisas de ponta e que podem impactar positivamente nas empresas e indústrias do país por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras”, destaca a agente local de Inovação do Sebrae, Karyne Justes.

Além da palestra, os pesquisadores do LTAD também participaram da programação do PodCast do evento que estava sendo gravado ao vivo. Gustavo Vilela e Fernando Buiatti participaram da entrevista e falaram sobre a Engenharia Mecânica, soluções em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para os desafios do agronegócio e sobre o apoio e incentivo da Embrapii para o desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica. “Foi muito boa essa experiência de falar para o público que atendemos e que percebemos saber pouco da nossa capacidade e da Embrapii como parceira investindo dinheiro a fundo perdido”, completa Fernando Buiatti, pesquisador do LTAD.

A entrevista dos pesquisadores está disponível no canal do Sindicato Rural de Uberlândia no YouTube e no canal da LTAD 

Palavras-chave: Femec Embrapii LTAD agronegócio

A11y