Formação

Projeto UFocas recebe novos integrantes em sua terceira edição

Estudantes de Jornalismo da UFU, ‘UFoquinhas’ passam a integrar as equipes de comunicação da universidade, da Fundação RTU e do Hospital de Clínicas

Publicado em 17/03/2023 às 12:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Primeira reunião do projeto é o pontapé inicial dos trabalhos da terceira turma. (Fotos: Milton Santos)

O último dia 9 de março marcou o início de mais uma turma do "Projeto UFocas", a terceira desde a sua criação, em maio de 2021. A iniciativa tem como objetivo ampliar os espaços de formação prática dos discentes de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) regularmente matriculados entre os 2° e 6° períodos.

Dessa forma, a parceria institucional entre a coordenação do curso de Jornalismo e os órgãos de comunicação da UFU - Diretoria de Comunicação Social (Dirco), Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) e a Unidade de Comunicação Social do Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh) - proporciona oportunidades de vivência prática nestes setores, desde o início da graduação.

Na reunião inaugural, os 12 ingressantes da nova turma do UFocas puderam entender mais do projeto e conhecer um pouco da dinâmica dos locais em que estarão lotados. A diretora da Dirco, Renata Neiva, e a diretora-executiva da RTU, Gislaine Martins, deram as explicações iniciais, seguidas por um tour no Bloco 1S do Campus Santa Mônica.

Novos 'UFoquinhas' puderam conhecer, além dos seus postos, os profissionais com quem trabalharão

Novas e velhas caras

Estudante do 2° período do curso de Jornalismo e recém-ingressante no projeto, Mell Silva participou da reunião de apresentação. A mais nova "UFoquinha" conta que decidiu participar da iniciativa porque ela coloca os discentes em contato com as diferentes áreas e realidades da profissão. “O jornalismo é um campo muito amplo e o ‘UFocas’ tem essas áreas diversas. A possibilidade de rotação entre elas também me atraiu”, acrescenta. Ela inicialmente está lotada na Assessoria de Imprensa da Dirco e quer aproveitar o giro entre as áreas para também ter experiência na produção da RTU.

Discente da 14ª turma de Jornalismo da UFU, Mell Silva integra a nova turma do projeto

Enquanto uns chegam, outros seguem no plantel. São os casos de Camila Grilli e Lucas Reis, membros da segunda turma do "UFocas" e que agora fazem o giro para outras áreas de comunicação da UFU.

Grilli fez parte da equipe da RTU, na Rádio Universitária, e por lá aprendeu e executou as funções de edição de áudio, gravação, locução e redação de boletins informativos. Agora, passa a fazer parte do time da Divisão de Divulgação Científica da Dirco. “Eu tive uma colega que esteve na equipe de divulgação científica na turma passada e me interessei bastante, por conta dos relatos dela. É um braço da assessoria de imprensa e eu tenho interesse nessa área. Na rádio eu aprendi bastante e acho que lá será a mesma coisa e conseguirei aprender na prática o que vejo nas aulas”, destaca.

Veterana do projeto, Camila Grilli

Já Reis segue na RTU, mas saindo das ondas da televisão para as do rádio. Pela TVU, ele participou da rotina completa de uma redação: fez pautas, matérias e entrevistas. O estudante conta que, apesar da diferença entre o novo e o setor antigo em que esteve, a expectativa é muito boa, dada a experiência positiva anterior. “Poder ter um espaço para aprender, que é a sala de aula, e outro para aplicar é muito enriquecedor para a minha formação como profissional do jornalismo”, sublinha.

Lucas Reis, integrante do 'UFocas' na Fundação RTU. (Foto: Arquivo pessoal)

Nessa linha, Renata Neiva entende que, para além da comunidade interna, o projeto também tem uma importância para a sociedade, visto que contribui para a formação profissional dos estudantes por meio do contato entre a dimensão da teoria e a prática, sempre sob supervisão de profissionais com experiência na área. “E essa troca entre as pessoas que estão chegando com os mais experientes, entre gêneros, gerações… essa diversidade é o que enriquece o nosso ambiente de trabalho. Pois, aqui, nós fazemos a comunicação pública, que deve ser plural, diversa e espaço para todos as vozes”, finaliza.