Pular para o conteúdo principal
Formação

Turma da quarta edição do 'UFocas' inicia suas atividades

Projeto integra estudantes do curso de Jornalismo da UFU às equipes de diversos setores de comunicação da universidade

Publicado em 16/08/2023 às 17:38 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:03

Primeira reunião com ingressantes do novo ciclo do 'UFocas' foi realizada na mesa de reuniões da Dirco, no Bloco 1S do Campus Santa Mônica. (Fotos: Milton Santos)

 

O último dia 9 de agosto marcou o início de mais uma turma do "Projeto UFocas", a quarta desde a sua criação, em maio de 2021. A iniciativa tem como objetivo ampliar os espaços de formação prática dos discentes de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) regularmente matriculados entre os 2° e 6° períodos.

O projeto é fruto de parceria institucional entre a coordenação do curso de Jornalismo e os órgãos de comunicação oficial da UFU — a Diretoria de Comunicação Social (Dirco) e a Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) —, garantindo oportunidades de atuação para estudantes nas diversas atividades ali executadas.

Na primeira reunião da nova turma do projeto, os 10 acadêmicos que dela fazem parte puderam entender mais sobre o "UFocas", conhecer os setores de comunicação em que estarão lotados — em duplas — e também a proposta do Projeto “Memórias UFU”. As apresentações ficaram a cargo dos coordenadores e/ou responsáveis pelas seguintes equipes: Assessoria de Imprensa, Divulgação Científica, Rádio Universitária, Redação da TV Universitária e Projeto “Memórias UFU”.

Para que essa divisão nos setores possa ocorrer, são analisados os períodos que os alunos estão cursando. Deste modo, eles são direcionados para uma área adequada aos conhecimentos já obtidos. Também são consideradas a disponibilidade de horário de cada aluno (totalizando oito horas semanais) e a escala da equipe que irá recebê-lo.

 

Depoimentos

Mell Santos atualmente cursa o terceiro período de Jornalismo e é remanescente da terceira turma do "UFocas". No novo ciclo, está se juntando ao grupo da Divulgação Científica. Após ter acompanhado os trabalhos da equipe da Assessoria de Imprensa, ela conta que optou por seguir no projeto para adquirir experiências em uma nova área do jornalismo. “Foi uma ótima experiência na Assessoria, uma oportunidade para crescer em relação ao jornalismo em si, explorar a área e diversos fatores que eu não conhecia. Na Divulgação Científica acho que vai ser a mesma coisa. Vai ser ótimo ter esse contato e saber como é realmente fazer parte desta área”, destaca a estudante.

 

Mell Santos, estudante de Jornalismo da UFU, participa pela segunda vez do projeto. (Foto: Milton Santos)

 

Já Matheus Dias possui "mais tempo de casa" no curso, mas é novato no projeto. Ele foi escalado para a segunda turma do “Memórias UFU”. Questionado sobre o motivo de ter ingressado no "UFocas", diz que viu na iniciativa uma ótima oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho, pois já está na segunda metade do curso e próximo de se graduar: “Quando eu entrei na UFU, o projeto ainda não existia; então, agora acho que seria uma ótima oportunidade de participar, principalmente porque, sem experiência no currículo, fica muito mais difícil se inserir no mercado de trabalho jornalístico.”

Dias também deixa claro o seu entusiasmo de fazer parte da equipe do “Memórias UFU”, sobretudo pelo fato de envolver o trato da história da instituição. “Vai ser uma uma iniciativa muito bacana, visto que está se falando sobre a história da universidade, que carrega mais de 70 anos. Será um desafio muito grande, mas eu tenho muita energia para participar”, conclui.

 

Matheus Dias, mais novo 'UFoquinha', atuará no projeto 'Memórias UFU'

 

'Projeto Memórias UFU'

Criado durante a terceira turma do “UFocas”, o “Memórias UFU” tem por objetivo centralizar e dar forma aos vários arquivos e documentos espalhados pela instituição que contam a história de décadas da universidade. Para além de fontes documentais, o projeto também conta com relatos orais de pessoas que viveram e participaram dessa trajetória.

Lucas de Aquino Melo, supervisor do projeto, resume como os estudantes de Jornalismo atuam nessa iniciativa: “A gente percebeu que poderia integrar os alunos do Jornalismo, que precisam ter um espaço para desenvolver as atividades práticas do curso, com a ideia de restaurar esse material. É um trabalho de pesquisa, um trabalho jornalístico, para reunir todo esse acervo que a UFU tem.”

O objetivo final do projeto é, depois de reunido e organizado todo esse material, que isso se torne um produto disponível para toda a comunidade externa acessar e conhecer mais sobre a instituição, que faz parte da história do Triângulo Mineiro. “Vamos avaliar todo o material reunido. São muitos setores, muitas fontes diferentes de pesquisa aqui dentro da UFU, mas o nosso objetivo final é produzir um documentário em cima disso”, revela Melo.

 

Importância

A coordenadora do “UFocas”, Nicoli Tassis, entende que a iniciativa tem um enorme valor tanto profissional, em nível individual, quanto na qualificação dos trabalhos em sala de aula. A professora conta que quem passou/passa pela experiência prática no projeto chega com uma bagagem maior para contribuir com as discussões durante as disciplinas, consegue executar melhor as atividades e auxilia os colegas que ainda não tiverem a mesma experiência a se sair melhor no ambiente acadêmico do Jornalismo, elevando o nível de todas as turmas.

Em relação ao nível profissional, por já possuírem uma experiência prévia em um ambiente formativo dentro da universidade e, consequentemente, estarem mais maduros e com aptidões maiores, esses estudantes se destacam nos estágios de jornalismo fora dos muros da UFU. “São sempre muito elogiados, justamente por terem construído esse repertório desde cedo e, principalmente, habilidades e competências que muitas vezes quem começa muito cedo um estágio lá fora tem 'queimado ali na largada', por não ter recebido esse acompanhamento, vivenciado esse mesmo ritmo, que é possível dentro do projeto”, compara a docente.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>>Leia também:

Palavras-chave: ufocas extensão RTU formação UFU Dirco Jornalismo

A11y