UFU e mineradora Nexa oficializam parceria e fomento à pesquisa florística

Exemplares coletados no município de Vazante serão incorporados ao herbário da universidade

Publicado em 14/03/2023 às 16:11 - Atualizado em 05/09/2023 às 19:18

Estiveram presentes durante a assinatura simbólica da parceria representantes da Nexa, da UFU, da FAU e da Votorantim. (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a mineradora Nexa Resources oficializaram, nesta terça-feira (14), uma parceria de incentivo e fomento à pesquisa florística com a assinatura simbólica do convênio na Fundação de Apoio Universitário (FAU). O acordo faz parte do projeto Vazantes Mineiras, que está em desenvolvimento em Vazante (MG) e pretende, por meio do uso sustentável de áreas rurais da empresa no município, promover oportunidade e desenvolvimento socioambiental através de iniciativas que aliam inovação, pesquisa e turismo ecológico.

A Nexa é uma das cinco maiores mineradoras mundiais de zinco e atua na mina de Vazante, no Noroeste de Minas Gerais. A parceria soma a outros marcos do projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2019 em conjunto com a Reservas Votorantim, empresa gestora de ativos ambientais com geração de valor compartilhado. Ao aliar conservação da biodiversidade e o desenvolvimento econômico sustentável, o projeto envolve ações relacionadas à proteção da natureza e atividades produtivas sustentáveis em uma área de 3 mil hectares, predominantemente rural.

A pesquisa florística

Com o objetivo de realizar um levantamento florístico das áreas de reserva da Nexa, a UFU fará, bimestralmente ou trimestralmente, a coleta de exemplares botânicos de plantas com flores e/ou frutos ao longo das trilhas e áreas do Vazantes Mineiras.

Os exemplares coletados serão incorporados no Herbarium Uberlandense (HUFU), do Instituto de Biologia da UFU, e todo o levantamento será disponibilizado on-line para monitoramento da vegetação. Também serão feitos trabalhos voltados à educação ambiental, como ações de conhecimento da flora do município de Vazante.

“É evidente que, nos últimos anos, temos vivido grandes desafios em relação ao financiamento da pesquisa e da pós-graduação em nosso país. Entretanto, nossos números mostram que a UFU vem crescendo cada vez mais na produção de ciência e tecnologia. Esta contradição pode ser explicada pela garra e competência de nossos pesquisadores; um exemplo, o professor Jimi [Nakajima], o qual assina hoje este convênio, e também pela grande importância das relações firmadas entre a UFU e as instituições, como a Nexa, que aumentaram substancialmente nos últimos anos”, declara Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU. “É com grande alegria que somos a primeira universidade a firmar convênio com a Nexa dentro do projeto Vazantes Mineiras”, completa Carvalho.

UFU é a primeira universidade a fechar parceria para as pesquisas no projeto Vazantes Mineiras. (Foto: Milton Santos)

O projeto

Para a Nexa, o projeto é único e alinhado com os compromissos ESG: um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa é socialmente consciente, sustentável e corretamente gerenciada.  “O Vazantes Mineiras surgiu há quatro anos com uma visão inovadora de futuro e de uso múltiplo da terra. Ele foi desenhado estrategicamente para evidenciar os aspectos positivos da cidade de Vazante, conversar com a biodiversidade local, fomentar cadeias produtivas e valorizar as comunidades locais”, afirma Antônio Padron, gerente geral da Nexa em Vazante.

Para a Reservas Votorantim, que aplica o modelo de uso múltiplo da terra nas reservas ambientais Legado das Águas (SP) e Legado Verdes do Cerrado (GO), e presta consultoria para a Nexa para a implantação do Vazantes Mineiras, o projeto apresenta um potencial imenso para a região. “Acreditamos que é possível desenvolver um modelo de negócio onde conservação da biodiversidade e atividades econômicas caminham juntas. Atuamos, dessa forma, há 10 anos em outros territórios, fomentando novas cadeias produtivas que geram valor para empresa e sociedade, sempre buscando soluções baseadas na natureza. Estamos muito felizes com os primeiros resultados do Vazantes Mineiras”, comenta David Canassa, diretor da Reservas Votorantim.

A UFU é a primeira universidade parceira do projeto, que pretende ter colaboração com outras instituições futuramente. Com isso, serão realizadas pesquisas de base e aplicadas integradas ao contexto da empresa, com propostas de desenvolvimento da conservação do bioma Cerrado, preservação da biodiversidade local, desenvolvimento da agropecuária, além de oportunidade para o setor da mineração e para a cidade de Vazante.

“Para a UFU, é uma grande oportunidade a formalização deste convênio, onde, em atuação conjunta com a Nexa e intermédio da Fundação de Apoio Universitário (FAU), a pesquisa coordenada pelo professor Jimi contribuirá para o conhecimento dos recursos naturais da região. Em contrapartida, o fomento disponibilizado pela companhia à UFU contribuirá para a formação dos discentes envolvidos e para as publicações e desenvolvimento científico da instituição. Ou seja, uma via de mão dupla, com ganhos para ambos os lados”, finaliza Murilo Vieira, diretor de Pesquisa da UFU.

Com informações da BCW, assessoria de imprensa da Nexa.

Palavras-chave: nexa Propp Parceria FAU pesquisa Votorantim