Pesquisa

UFU tem projeto aprovado em Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação da Capes

Instituição foi uma das quatro indicadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

Publicado em 21/03/2023 às 14:19 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

(Arte: Ludimila de Castro)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, no final de fevereiro deste ano, o resultado do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados III. A iniciativa, executada em parceria com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), busca contribuir para a redução das assimetrias regionais a partir da consolidação de programas de pós-graduação e da manutenção da qualidade daqueles de excelência reconhecida.

As instituições de ensino superior apresentaram suas propostas, que passaram pela análise da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Destas, quatro foram selecionadas pela Fundação e todas foram aprovadas no programa. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi uma das selecionadas, junto com as universidades federais de Itajubá (Unifei), de Minas Gerais (UFMG) e de Ouro Preto (Ufop).

O projeto da UFU aprovado é o “Desenvolvimento de Conversores Estáticos Inteligentes para Conexão de Microrredes e Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) ao Sistema Elétrico de Potência”, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEELT). O programa receberá seis bolsas de mestrado, dez de doutorado e três de pós-doutorado. Adicionalmente, a Fapemig concederá R$ 346.680,00 para custear despesas com material de consumo.

Dentre os impactos esperados, cabe destacar o fortalecimento da rede de pesquisa envolvendo os pesquisadores da UFU, representados pelo professor Luiz Carlos Freitas, coordenador do projeto, e os pesquisadores da Universidade de Vaasa, na Finlândia, representados por Marcelo Godoy Simões. De acordo com Freitas, o fortalecimento da rede de pesquisa envolvendo pesquisadores das duas universidades será extremamente importante para o Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide), bem como para a avaliação do PPGEELT no ciclo avaliativo 2021-2024. Além disso, ele destaca que o apoio da UFU, por meio do projeto Capes-Print, será fundamental para que as metas estabelecidas na proposta sejam alcançadas.

Palavras-chave: pesquisa Propp Fapemig