Extensão

PET Ciências Contábeis oferece orientações gratuitas para Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

Serviço aberto à comunidade prossegue até o último dia de maio, prazo final para o envio das informações à Receita Federal

Publicado em 28/04/2023 às 12:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (PET Contábeis/UFU), em uma iniciativa voltada para a comunidade, abre um Posto de Orientações para a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023. A intenção é esclarecer dúvidas e orientar a população.

Estudantes vinculados ao PET Ciências Contábeis, sob orientação de professores do curso, farão orientações gratuitas, sem necessidade de agendamento prévio.

Local e horário de atendimento

O posto funciona na Sala 1F-152, no Bloco F do Campus Santa Mônica. O horário de atendimento é das 13 às 17 horas.

As orientações serão oferecidas até 31 de maio, prazo final para envio da DIRPF à Receita Federal.

Entendendo a Declaração de Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda no Brasil é uma tarefa anual obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que se enquadram nos critérios estabelecidos em legislação. É um tributo pago ao governo federal sobre a renda ganha ao longo do ano. O objetivo da DIRPF é informar à Receita seus rendimentos e possíveis tributos devidos.

Para saber se é necessário declarar, é importante verificar os critérios estabelecidos pelo órgão federal, que incluem rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70, operações na bolsa de valores, posse de empresa, entre outros.

Há casos de isenção autorizados, como rendimentos mensais de até R$ 1.903,98 em 2022, portadores de doenças graves em aposentadoria ou pensão e pessoas com 65 anos ou mais que recebem até R$ 3.807,96 de aposentadoria ou pensão.

Os recursos arrecadados são destinados a áreas como saúde, educação, programas de transferência de renda, infraestrutura, segurança pública, cultura e ciência, tecnologia e desenvolvimento.

Palavras-chave: DIRPF Imposto de Renda PET Contábeis