Publicado em 12/05/2025 às 15:05 - Atualizado em 14/05/2025 às 14:19
A participação em projetos de extensão tem impactado diretamente a formação de estudantes, aponta um estudo realizado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As atividades extensionistas, obrigatórias desde 2018 por determinação do Ministério da Educação (MEC), contribuem não apenas para o desempenho acadêmico, mas também para o desenvolvimento de competências sociais e profissionais. No caso do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciências Contábeis, ela tem um papel ainda mais central.
“Auxilia tanto na competência técnica, ao aprofundar o conhecimento ali nessa temática, como também na geração de várias habilidades que nem sempre são desenvolvidas dentro da sala de aula”, explica a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC/UFU) e co-autora da pesquisa Janaína Ramos. O estudo teve como principal objetivo compreender como as experiências no PET Contábeis têm impactado a formação dos estudantes.
O artigo “Extensão universitária: experiências dos estudantes de Ciências Contábeis”, resultado do estudo, destaca que o envolvimento dos estudantes em diferentes atividades, como atendimentos à comunidade, proporciona uma formação ainda mais completa. “Eu costumo falar que a universidade tem um conhecimento técnico, mas as pessoas também têm conhecimentos, saberes, culturais locais, que, trabalhando em parceria, conseguem ter melhorias”, destaca Ramos.
Outro ponto importante levantado na pesquisa é o contato direto com diferentes públicos e realidades. “A extensão permite que os estudantes levem o conhecimento acadêmico para fora dos muros da universidade e, ao mesmo tempo, aprendam com as vivências da comunidade. Esse diálogo é fundamental para uma formação mais humana e consciente”, afirma a doutoranda.
Entre as atividades desenvolvidas pelo PET Contábeis, o Posto de Orientação para a Declaração do Imposto de Renda se destaca. A iniciativa, que oferece atendimento à comunidade, foi uma das mais mencionadas nos relatos dos alunos participantes da pesquisa. O artigo tem origem no Trabalho de Conclusão de Curso da estudante de Ciências Contábeis na UFU Avena Ferrari.
Atualmente, o PET Ciências Contábeis conta com dez integrantes que vivem na prática essas experiências. José Lucas Silvério, integrante do PET há mais de dois anos, conta que o programa o auxiliou a se desenvolver em diversas áreas na graduação. “É uma experiência que agrega muito para a sua vida, além de completar as horas [complementares]. Além da sua formação na graduação, vai ajudar a mudar sua visão social”, conta o estudante.
Para José Lucas, o convívio no ambiente colaborativo entre os petianos já representa um diferencial na formação. “Aqui no PET a gente tem pessoas com perfis diferentes, que trabalham em equipe. A gente cria uma conexão com as pessoas muito grande, é uma experiência muito válida”, ressalta Silvério. Como destaca o estudo, essa vivência com a diversidade ainda dentro do grupo prepara o aluno para lidar com situações e realidades distintas fora da universidade.
Ao integrar ensino, pesquisa e extensão, o programa fortalece a missão da universidade em promover conhecimento e transformação social. “Esse contato que a gente tem com a sociedade auxilia muito a ter uma formação mais ética e social, porque tem que conciliar não só a prática da do trabalho em si, mas a prática com a sociedade. Eu acho que agrega muito para a formação”, conclui o petiano.
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Palavras-chave: extensão PET Contábeis pesquisa
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