Pular para o conteúdo principal
#EspecialUFU45

Laboratórios a céu aberto: as fazendas da UFU

Glória, Capim Branco e Água Limpa possibilitam à comunidade universitária o contato com a natureza

Publicado em 12/12/2023 às 17:43 - Atualizado em 20/12/2023 às 09:44

 

A poucos quilômetros do movimentado centro da cidade de Uberlândia, encontram-se três lugares de muita tranquilidade e que proporcionam à comunidade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) o contato com a natureza e a concretização da tríade da educação superior: ensino, pesquisa e extensão. As fazendas experimentais do Glória, Capim Branco e Água Limpa possibilitam que estudantes tanto da graduação quanto da pós-graduação de diversos cursos possam colocar em prática todo o conhecimento adquirido dentro da sala de aula. 

As fazendas da UFU estão ligadas diretamente à Reitoria como um órgão administrativo. Para o gerenciamento dos três locais, há duas diretorias: a Diretoria de Experimentação e Produção Animal e a Diretoria de Experimentação e Produção Vegetal. Elas realizam atribuições técnicas e administrativas de apoio às atividades nas fazendas da UFU.

Quem explica é Adriano Pirtouscheg, diretor de Experimentação e Produção Animal e docente da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU: “Cada atividade desenvolvida se constitui em um centro de custo, tendo que se manter com as receitas provenientes da venda dos produtos produzidos. Essas receitas cobrem as despesas de custeio e as sobras financeiras são aplicadas na aquisição de materiais permanentes, tais como: máquinas e equipamentos e na reforma e ampliação das instalações.”

Maurício Martins, professor do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag/UFU), é o diretor de Experimentação e Produção Vegetal e está há quase 30 anos trabalhando nas fazendas. “O importante é isso, as fazendas são ensino, pesquisa e extensão [...].  Eu tenho um amor profundo por esta universidade, defendo ela com unhas e dentes e as fazendas estão no meu sangue porque eu sou agrônomo; além das minhas aulas sobre o feijão, das disciplinas que eu tenho, das pesquisas que a gente faz, estar aqui à frente desta diretoria por esse tempo, eu digo sempre, não tem coisa melhor, eu trabalho muito satisfeito e é uma terapia maravilhosa”, destaca. 

 

Fazenda do Glória 

Situada à beira da BR-050, no KM 78, a Fazenda do Glória dedica-se na área animal à bovinocultura de leite (criação de gado para produção de leite), à aquicultura (produção de organismos aquáticos), com destaque para a ranicultura (criação de rãs), e à equideocultura (criação de equinos retomada neste ano de 2023); já na área vegetal encontram-se o cultivo de café e de milho, o melhoramento de soja e uma área de irrigação e drenagem. 

“A prática é feita aqui. Então, tem bastante aluno que participa da fazenda para ver a realidade”, comenta o atual gerente do local, Frederico Márcio de Souza. Atualmente, o espaço conta com 31 funcionários, entre servidores e terceirizados. 

O terreno que hoje compreende a Fazenda do Glória foi doado em meados de 1960, pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, à antiga Faculdade de Medicina e Cirurgia.

Imagem panorâmica aberta, mostrando parte da Fazenda do Glória
Na Fazenda do Glória, destaca-se a bovinocultura de leite. (Foto: Milton Santos)

 

Fazenda Capim Branco

A Fazenda Capim Branco destina-se a atividades acadêmicas relacionadas principalmente à produção animal. Localizada no KM 2 da BR-365, a propriedade pertence à universidade e à Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu).  Atualmente, a fazenda conta com 18 funcionários. 

O melhoramento genético do gado nelore, o cruzamento industrial do gado de corte, a nutrição de pequenos ruminantes com o setor de caprinos e ovinos, o projeto de forragem (produção de capim para alimentação dos animais) e o melhoramento genético da soja são algumas das atividades desenvolvidas no local. 

Neste ano de 2023, iniciou-se ali um novo projeto, a construção de um canil para ressocialização dos cães agressivos que se encontram na instituição. “No campus há vários animais agressivos; então, está sendo construído, aqui nessa fazenda, um setor para cuidar desses animais, para socializá-los. A ideia é recolher os cachorros que ficam no campus, trazer pra cá”, explica Wilson Machado Filho, gerente da fazenda. 

Imagem de gado nelore
Produção animal é o destaque na Fazenda Capim Branco. (Foto: Milton Santos)

 

Fazenda Água Limpa

A caçula das Fazendas da UFU é a Água Limpa. Localizado na MGC-455, no distrito de Miraporanga, o local é da Prefeitura Municipal de Uberlândia, mas, por meio de uma concessão à universidade, os mais de 250 hectares são destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFU. Atualmente, sete funcionários trabalham ali.

Na Fazenda Água Limpa, encontram-se: o setor de horticultura, com destaque para o cultivo de feijão; um convênio com a Embrapa; a fruticultura, com a produção de polpa congelada que é distribuída uma vez por semana ao Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh); o cultivo de eucalipto; o melhoramento da soja; uma parceria com produtores rurais da região; e a premiada pesquisa sobre o pequi em espinho, projeto iniciado em 2006 pelo já falecido professor Warwick Estevam Kerr.

Para Francisco Célio de Assis, gerente da Água Limpa - e que está há 26 anos no local -, áreas experimentais como aquela proporcionam aos acadêmicos um rico ambiente para estudo. Além disso, o profissional destaca a importância da preservação da natureza no local, já que a fazenda conta com uma reserva. “Preservar o que é nativo e selar daquilo que a gente plantou, sempre respeitando o meio ambiente”, reforça Assis. 

Imagem fechada de um maracujá começando a frutificar
Maracujá é uma das diversas frutas produzidas na Fazenda Água Limpa. (Foto: Milton Santos)

 

Os espaços, que são abertos para visitação de todas as pessoas interessadas na prática do ensino, pesquisa e extensão, funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Para mais informações e/ou fazer agendamentos, é possível entrar em contato por e-mail com os respectivos gerentes:

 

 

Fazenda do Glória 

Fotos: Milton Santos

 

Fazenda Capim Branco

Fotos: Milton Santos

 

Fazenda Água Limpa

Fotos: Milton Santos

 

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizadas por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também: 

 

Palavras-chave: #especialUFU45 #UFU45ANOS Fazenda do Glória Fazenda Capim Branco Fazenda Experimental Água Limpa ensino pesquisa extensão

A11y