#EspecialUFU45

Cepes realiza pesquisas econômicas há mais de 45 anos

Vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais, centro da UFU é o responsável pela realização e divulgação de estudos em quatro grandes áreas temáticas da economia

Publicado em 21/11/2023 às 16:25 - Atualizado em 30/11/2023 às 11:47

Fotos: Marco Cavalcanti

“A inflação no Brasil é a mais alta dos últimos anos!”, “O país bate recorde com as exportações”, “O desemprego cresce no Brasil”. O nosso noticiário está repleto destas informações, mas você já parou para pensar quem são os responsáveis por estes dados? Sim, há uma gama de pessoas envolvidas neste processo e na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), há 46 anos, o Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais (Cepes), vinculado ao Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI), é o responsável pela realização e divulgação de pesquisas em quatro grandes áreas temáticas: “Finanças Públicas Municipais”, “Preços”, “Produção e Comércio Exterior” e “Trabalho”.

Henrique Daniel Leite Barros Pereira, atual coordenador do Cepes, explica que o centro trabalha em duas frentes de pesquisas: as diretas e as indiretas. As primeiras são produzidas pelo próprio centro, desde a coleta de dados até a análise e divulgação, como é o caso da Pesquisa Mensal de Preços. Ela acompanha a variação de preços de um conjunto de bens e serviços consumidos pela população de Uberlândia. Os boletins são divulgados mensalmente no site do Cepes.

Calculado desde 1979, o Índice de Preços ao Consumidor de Uberlândia (IPC-Cepes) adota a metodologia do Sistema Nacional de Índice de Preços ao Consumidor (SNIPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as informações para o cálculo do índice são advindas da Pesquisa Mensal de Preços elaborada e coordenada pela equipe técnica do centro.

Já as pesquisas indiretas são informações divulgadas por outros órgãos e analisadas pelos economistas do Cepes, como, por exemplo, os dados apresentados pelo Governo Federal acerca da quantidade total das exportações e das importações do país. A partir dos dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Cepes produz boletins sobre os dados do comércio internacional das regiões geográficas intermediárias de Uberlândia, Uberaba e Patos de Minas.

“Na sua história, o Cepes conta com diferentes pesquisas, desde um Censo Demográfico Municipal à Pesquisa de Marcas Memoráveis pela população, passando por investigações sobre as indústrias de Uberlândia e sobre a pobreza na cidade”, destaca o coordenador.

Criação

O Cepes foi criado em 1977, durante a gestão do reitor Gladstone Rodrigues. Naquela época, era vinculado à então Pró-Reitoria de Administração (Proad), que tinha como pró-reitor Sebastião Buiatti. “Durante muitos anos, ficou vinculado à essa pró-reitoria, mas já com vínculos com o que viria a ser o Instituto de Economia e Relações Internacionais, como pode ser visto com a composição de sua equipe em 1978, que já contava com o professor Valmir Rezende e com alunos da Economia”, relembra Pereira.

O vínculo com o IERI deu-se a partir de 1986, durante a gestão do reitor Ataulfo Marques Martins da Costa. Atualmente, o Cepes possui 25 integrantes, sendo 13 economistas que lideram as pesquisas e os projetos do setor com a colaboração do restante da equipe (técnico e analista de tecnologia da informação e assistentes em educação).

Questionado sobre a importância do Cepes, seu coordenador resume da seguinte forma: “É uma importância imensurável nas já quase cinco décadas pesquisando a sociedade uberlandense e a informando para que melhor se conheça e pense seu desenvolvimento. É a importância de um trabalho dedicado, sistemático e permanente para conhecer o presente e investigar que futuro se apresenta à sociedade da cidade de Uberlândia e região.”

Economistas da linha 'Finanças Municipais Públicas': em pé, Rick Humberto Naves Galdino; sentados (da esquerda para a direita), Tarcísio Fernandes de Paula e Carlos José Diniz
Economistas da linha 'Produção e Comércio Exterior': Fabricio Neves Condé e Henrique Ferreira de Souza
Marcos Henrique Godoi Gonzalez, Welber Tomás de Oliveira e Ester William Ferreira, economistas da linha 'Mercado de Trabalho'
Equipe da linha 'Preços': Marden Ambrosio Fagundes, Carlos Henrique Cássia Fontes, Silnando Silvério Ferreira, Fernando Pereira de Souza, Henrique Daniel Leite Barros Pereira, Gilson Vital de Oliveira Souza, Luti Hack Solazzi e Graciele de Fátima Sousa

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.