Pular para o conteúdo principal
#ESPECIALUFU45

O impacto do HC/UFU no desenvolvimento dos cursos de Enfermagem e Medicina da universidade

Gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o hospital serve como escola para os estudantes

Publicado em 30/08/2023 às 12:34 - Atualizado em 14/02/2024 às 18:19

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), referência em atendimentos de média e alta complexidades para municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é uma unidade anexa da UFU situada no Campus Umuarama da instituição. Hoje, a unidade de saúde conta não somente com os serviços e instalações da UFU, como também com a administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que está sob nova direção. Em março de 2023, a empresa nomeou seu novo presidente, o Dr. Arthur Chioro.

Atualmente, a Ebserh gerencia 40 clínicas hospitalares universitárias federais, e, com uma gestão de cunho único, coopera e estimula atividades do setor médico. No ano de 2018, ela assinou um contrato com a unidade do Hospital de Clínicas na UFU, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e passou a definir outros padrões estratégicos para a unidade.

O HC-UFU trabalha a fim de amparar todo o corpo social de Uberlândia, ao estar aberto 24 horas para todos os níveis de atendimento e oferecer auxílio em basicamente todas as especialidades, seja nos setores clínicos ou cirúrgicos; para mais, assegura a formação dos profissionais de saúde. Em adição, ele se destaca pela excelência em seus procedimentos e no desenvolvimento de inúmeras pesquisas, sendo o mais eficiente na prestação de serviço para o SUS no estado de Minas Gerais e, por consequência, o terceiro maior hospital universitário do país.

Médicos cirurgiões, sendo três mulheres e um homem, em uma sala de cirurgia, realizando o procedimento operatório
Foto: Alexandre Costa

O fato da UFU ter um hospital é uma ótima oportunidade para os estudantes dos cursos relacionados à manutenção dos serviços da unidade. Os universitários têm a chance de desenvolver as habilidades da sua profissão nesses espaços, como afirma a estudante de Enfermagem Gyovanna Cogui, que também ressalta as mudanças que a nova empresa de administração do HC trouxe: “A forma como os medicamentos, instrumentos e profissionais passaram a ser distribuídos tornou o hospital, em seu processo de adaptação, ainda mais acessível. Fora o desenvolvimento de pesquisas, manobras e técnicas que possuem valor tanto para o processo acadêmico quanto para a sociedade’’, aponta a futura enfermeira.

Para ela, a enfermagem é a ciência do cuidar do outro. Por isso, é importante trazer esse lado educador do enfermeiro, ainda que ele trabalhe apenas dentro do hospital, viés que a UFU já apresenta por unir a licenciatura com o bacharelado, o que dá uma noção melhor para os discentes de como se portar dentro do ambiente hospitalar. Outro fator interessante é que o novo presidente da Ebserh também é professor universitário; com isso, sua chegada trouxe várias novas propostas de transformações no desenvolvimento do método de ensino dos estudantes da UFU.

 

O HC-UFU

Em Uberlândia, o curso de Medicina foi criado no ano de 1968, por meio da Fundação Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (Femeciu). A princípio, a criação desta escola era apenas uma ideia entre o grupo de médicos José Bonifácio Ribeiro, José Olímpio de Freitas Azevedo e Ismael Ferreira de Rezende. Mesmo assim, a iniciativa recebeu grande apoio político com o envolvimento de toda a comunidade local que buscou contribuir com doações, tanto territoriais, quanto financeiras.

Um médico, homem, segurando um bebê recém-nascido, numa sala de pediatria no hospital
Foto: Marco Cavalcanti

A Femeciu formou os primeiros profissionais da saúde na região uberlandense. Conforme a faculdade conquistou o público com um ensino de qualidade e o reconhecimento do Governo Federal, ela passou a integrar aquela que seria a futura UFU. Desde então, o projeto do HC, conhecido, na época, por ser um dos maiores centros hospitalares do Brasil, se consolidou como uma unidade de aprendizado trabalhista para os estudantes e de atendimento aos cidadãos. Assim, a UFU conseguiu estabelecer uma integração entre o mundo externo e o universitário.

À frente do processo de transição de gerenciamento do HC, estava a médica Aglai Arantes, antiga diretora administrativa do hospital e pertencente ao grupo docente da UFU, que, diante da gestão da Ebserh, foi nomeada superintendente e permaneceu efetiva na função até 2019. Hoje, atua em seu cargo o médico Luciano Martins da Silva, que apresenta os novos fatores implementados pela empresa; por exemplo, a construção de outro pronto-socorro com mais de 200 leitos e a ampliação das práticas estudantis dentro do hospital.

Pelo  contato frequente com o HC-UFU, os estudantes de Medicina expõem o que foi, verdadeiramente, passar por essa transformação de gestão. Participar das aulas em ambulatórios didáticos, visitas às enfermarias, acompanhamentos no pronto-socorro e plantões, que, apesar de não serem remunerados, agregam compreensão do ambiente cirúrgico, são fatores que impactaram os alunos Gabriel Martins, do quarto período, e Gabriela Ferreira, do quinto. “Nós e diversos familiares necessitamos desse serviço público. O HC atende não só a população de Uberlândia, como de variados municípios do entorno, ofertando um atendimento gratuito que muitas pessoas não têm condições de ter acesso pela rede particular ", acrescentam os graduandos.

Na experiência de ambos, a prática é fundamental para qualquer especialidade médica. Por isso, pelo contato com diversos profissionais e inúmeros casos clínicos, a nova logística imposta no hospital amplia a rede de conhecimento dos discentes.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.

 

>>> Leia também:

Palavras-chave: #especialUFU45 #UFU45ANOS Uberlândia Umuarama HCU-UFU EBSERH

A11y