Estes

Escola Técnica de Saúde realiza a 2ª edição do 'PS nas Escolas'

Projeto visa capacitar professores da Rede Pública Municipal a prestarem primeiros socorros em casos de emergências nas escolas

Publicado em 23/05/2023 às 12:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

No último sábado, 20, a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) realizou a 2ª edição do workshop “Primeiros Socorros nas Escolas: Educar para Salvar”. O encontro, que aconteceu no Campus Umuarama, no auditório do Bloco 2A e nas salas do 8C, foi voltado para a capacitação dos professores da Rede Pública de Ensino. O momento contou com a colaboração da Liga Acadêmica de Cirurgia e Trauma da UFU, PET Medicina UFU e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), bem como da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

A coordenadora do projeto, Marília Moreira, afirma que cerca de 300 professores participaram do evento. Ela também ressalta a importância da sua realização. “Esse treinamento significa a diferença entre a vida e a morte. Os primeiros minutos que sucedem a um acidente são cruciais e, se as medidas adequadas não forem implementadas, a vítima pode vir a óbito”, completa a professora.

A discente Gabriela Gonçalves, coordenadora e uma das idealizadoras do projeto, se orgulha muito de como o “PS nas Escolas” está crescendo e tornando-se uma referência regional para o ensino de primeiros socorros direcionado ao manejo de traumas, emergências e urgências escolares. Ela conta que, hoje, a equipe já tem mais de 70 acadêmicos de Medicina da UFU "plenamente capacitados para ministrar oficinas teórico-práticas aos professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Uberlândia, de modo detalhado, acessível e empático".

Estudantes que ministraram e organizaram as palestras e oficinas do encontro. (Foto: Arquivo pessoal/Marília Moreira)

A estudante também exalta o orgulho dela em integrar essa equipe. “Participar da segunda edição deste programa de extensão é perceber que não existe sonho impossível quando sonhado junto com outras pessoas. Sinto-me honrada por poder prestar este serviço à comunidade educacional do município, bem como por aprender tanto nessa troca de saberes, experiências e expectativas entre a área da Saúde e da Educação”, completa Gonçalves.

A participação dos estudantes na equipe organizadora e/ou executora do “PS nas Escolas” agrega a eles uma ótima experiência para o currículo e para o aprendizado, conforme testemunha Gabriela Gonçalves. Ela também acrescenta: “Somos voluntários a serviço de uma causa singular, salvar vidas. Nosso trabalho é pensado nos mínimos detalhes para melhor atender as demandas que nos são pedidas.”

A pretensão do grupo é que, em três anos, mais de 1.500 professores do município de Uberlândia tenham sido capacitados pelo projeto. Eles garantem que, desde o ano passado, já conseguiram capacitar 600 docentes.

Palavras-chave: ESTES PET Medicina Medicina primeiros socorros Prefeitura de Uberlândia