'P.S. nas Escolas'

Projeto de extensão da Escola Técnica da Saúde da UFU capacita mais 300 professores da rede pública

Atividades são voltadas para conhecimento de práticas de primeiros socorros, em casos de emergências nas escolas

Publicado em 27/09/2024 às 10:44 - Atualizado em 27/09/2024 às 12:11

Fotos: Larissa Marques / Arte: Anna Franco

No último sábado, 21, sábado, a Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) realizou a quarta edição do evento “Primeiros Socorros nas Escolas: Educar para Salvar”. O encontro, que aconteceu no Campus Umuarama, foi voltado para a capacitação de professores da Rede Pública de Ensino e teve 300 participantes.

A atividade contou com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Uberlândia - responsável pela organização e seleção dos professores contemplados em cada workshop - e de 50 alunos monitores da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), na condução das ações.

A capacitação foi dividida em módulos teóricos e práticos. O momento teórico consistiu em uma palestra expositiva sobre os conceitos básicos para a prestação dos primeiros socorros; em seguida, os professores foram separados em pequenos grupos e direcionados às oficinas práticas, onde puderam treinar em bonecos e simuladores as condutas.

Imagem de professores em um auditório
O treinamento para primeiros socorros orienta condutas em casos de emergências. (Foto: arquivo pessoal / Larissa Marques)

Uma das coordenadoras do projeto, a estudante Larissa Marques considera que o momento prático foi o destaque do workshop, por conta da interação entre monitores e professores. E complementa: “A gente aprende muito com eles [os professores]; eles contam a realidade deles nas escolas, os casos que presenciam; todas as vezes, é uma troca muito gratificante de conhecimento.”

Monitores do evento
Projeto também oferece apostilas para o processo de capacitação e aproveita o evento para coleta de dados de pesquisas sobre o atendimento de primeiros socorros nas escolas. (Foto: arquivo pessoal / Larissa Marques)

Vale lembrar que a capacitação não é apenas para os professores, mas também para os alunos que atuam como monitores. Marques apontou que o projeto foi uma oportunidade para o contato precoce com primeiros socorros, algo que na Faculdade de Medicina só começaria a partir do 6º período.

A pretensão do grupo é que, em três anos, mais de 1.500 professores do município de Uberlândia tenham sido capacitados pelo projeto. Desde 2022, os eventos promovidos já capacitaram 1.200 profissionais.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: ESTES P.S nas escolas primeiros socorros