Campus Umuarama

Estes abre 229 vagas em novas turmas de cursos técnicos

Publicado em 11/08/2023 às 14:04 - Atualizado em 14/09/2023 às 16:32

Com meio século de existência, a Estes está localizada no Bloco 4k do Campus Umuarama. (Foto: Milton Santos)

Começam nesta segunda-feira, 14 de agosto, as inscrições de três novos processos seletivos para ingresso na Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) no segundo semestre de 2023. As vagas estão distribuídas entre os cursos técnicos de Análises Clínicas, Enfermagem, Prótese Dentária e Saúde Bucal no processo seletivo regular; já nos dois editais especiais, para preenchimento de vagas ociosas, também contemplam os de Controle Ambiental e Segurança do Trabalho. Confira, abaixo, as principais informações destas seleções:

Seleção Vagas Inscrições Informações
Edital Regular 125 14/08 a 28/08 (às 16 horas) Acesse
Portador de Diploma 74 14/08 a 14/09 (às 16 horas) Acesse
Transferência 30 14/08 a 14/09 (às 16 horas) Acesse

Edital regular

Somando um total de 125 vagas e voltado a candidatos que já tenham, pelo menos, concluído o ensino médio, o Edital Estes nº 5/2023 recebe inscrições das 11h de 14 de agosto às 16h de 28 de agosto.

O valor da taxa é de R$ 45,00 para todos os candidatos. Aqueles oriundos de família de baixa renda que tiverem Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção do pagamento, no ato da inscrição, no período das 11h de 14 de agosto até as 23h59 de 23 de agosto, indicando nos dados cadastrais o Número de Identificação Social (NIS) associado ao candidato, atribuído pelo CadÚnico. Importante ressaltar que o pedido de isenção só será confirmado se o NIS do candidato estiver validado pelo órgão gestor do CadÚnico até 31 de julho.

Já a solicitação de atendimento especializado no dia da prova – destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais – deve ser feita também no ato da inscrição. O candidato deve enviar, em anexo, o relatório médico atualizado (com validade máxima de seis meses anteriores à data de início das inscrições), datado, assinado e carimbado pelo médico, além do requerimento de atendimento especializado devidamente preenchido, especificando as condições necessárias para a realização da prova.

A aplicação das provas será em 24 de setembro, domingo, em Uberlândia, a partir das 10h. Os exames serão de fase única e com questões de múltipla escolha, durando duas horas. Os conteúdos programáticos das disciplinas estão descritos no Manual do Candidato Estes/UFU/2023-2.

A Ficha do Candidato com essas e outras informações, como o endereço do local de prova e os itens de porte obrigatório no dia, será disponibilizada a partir de 15 de setembro. Para mais informações, acesse os documentos postados no Portal de Seleção da UFU.

Vagas ociosas

As vagas ociosas nos cursos técnicos em Análises Clínicas, Controle Ambiental, Enfermagem, Prótese Dentária, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho estão separadas em dois editais – ambos com inscrições das 12h de 14 de agosto até as 16h de 14 de setembro. O Edital Estes nº 7/2023 abre 30 cadeiras para candidatos que estejam cursando ensino técnico na Escola Técnica de Saúde ou em outra instituição de ensino. Todos os documentos deste processo seletivo também estão sendo postados no Portal de Seleção.

Já o Edital Estes nº 8/2023 disponibiliza 74 vagas para portadores de diplomas – que podem ser de curso técnico, tecnológico, graduação, pós-graduação lato sensu e/ou pós-graduação stricto sensu.

A taxa da inscrição também é no valor de R$ 45,00 para todos os candidatos. Em relação à isenção, valem as mesmas regras citadas no edital regular, porém o período de solicitação da isenção será das 12h de 14 de agosto às 23h59 de 8 de setembro.

A seleção consiste na avaliação de currículo dos candidatos, de caráter classificatório. O resultado da pontuação obtida pelo candidato estará disponível no Portal de Seleção,  a partir do dia 10 de outubro.

Para mais informações a respeito da matrícula e do processo seletivo, confira o Manual do Candidato.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: ESTES cursos técnicos Processos Seletivos editais regular vagas ociosas Transferência Portadores de Diploma

Conteúdo relacionado