Publicado em 27/12/2025 às 12:06 - Atualizado em 09/01/2026 às 13:59
Fim de uma longa espera, que durou quase quatro décadas. Foi ao ar na manhã deste sábado, 27 de dezembro, o debate entre o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho, e o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira. O encontro foi promovido pelo quadro "Contraponto", do programa "Trocando em Míúdos", produzido e apresentado pelo jornalista Márcio Alvarenga.
Ao longo dos mais de 38 anos desta tradicional atração da grade da Rádio Universitária FM, esta foi a primeira vez que Alvarenga conseguiu promover o confronto de ideias entre os ocupantes das principais cadeiras de gestão da UFU e do Executivo Municipal. "Estou muito satisfeito com o resultado desse programa histórico. Pudemos falar sobre vários temas importantes tanto do passado com uma relação conturbada entre as partes, quanto da aproximação que está ocorrendo e das perspectivas que ela traz para toda a sociedade. Por exemplo, abordei a questão do Laboratório de Biologia Molecular - coordenado pelos professores José Roberto Mineo e Tiago Wilson Patriarca Mineo -, que já está funcionando em Patos de Minas, graças a uma parceria da universidade com a Prefeitura de lá, sendo que aqui em Uberlândia a situação estava travada, ao passo que a cidade tem graves problemas com epidemias de dengue, zika e chikungunya. O prefeito afirmou que não tinha conhecimento dessas tratativas, mas estava extremamente receptivo a tentar agilizá-las. Em seguida, o reitor deu a boa notícia de que já tinha conseguido destravar os trâmites que faltavam e que agora a parceria também deve ser viabilizada na nossa cidade. Esse laboratório será excelente para a população dos 27 municípios de toda a macrorregião, porque ele tem capacidade de gerar resultados de testes daquelas doenças em 24 a 48 horas", comenta o apresentador.
Alvarenga também destaca outros dois trechos agudos do debate, que, na sua opinião, merecem atenção especial da audiência do programa: "Perguntei onde os dois estavam no início da década de 1990, quando a indicação do professor Nestor Barbosa de Andrade ao comando da Reitoria teve problemas, o que gerou protestos na comunidade universitária, inclusive com a ocupação do então prédio [da gestão da UFU], na Avenida Engenheiro Diniz. Aquele foi um momento marcante na história da cidade e também evidenciou o quanto a questão política contribuiu para esse distanciamento, para o crescimento do muro entre a UFU e a Prefeitura. Passando para os dias de hoje, o prefeito Paulo Sérgio comentou sobre a carência que a cidade tem de profissionais com graduação na área de Inteligência Artificial, mesmo com a presença da maior empresa do mundo em cibersegurança, oferecendo salários na faixa dos R$ 40 mil. Ele relatou que conversou sobre isso com o reitor da UFU e, pouco tempo depois, ficou sabendo da criação de dois novos cursos voltados justamente a esta área de IA e que já serão oferecidos a partir de 2026."
Ambos encerrando o primeiro ano de seus mandatos, os debatedores também se dizem muito felizes por terem participado da edição especial do "Contraponto". Confira, a seguir:
"Gostaria de deixar aqui o meu abraço carinhoso a toda comunidade universitária, aos alunos, aos professores, aos funcionários da UFU. Tenho muito carinho por essa instituição e quero ser o prefeito marcado pela aliança da Prefeitura com a universidade. Gostaria de receber mais sugestões, pois estamos tendo uma interação muito forte, graças a esse movimento e a essa abertura que o reitor nos concedeu." (Paulo Sérgio Ferreira)
"A conversa com o prefeito foi muito positiva. Pela primeira vez em muitos anos, estabeleceu-se um espaço público de diálogo direto, aberto e institucional entre a Universidade Federal de Uberlândia e a Prefeitura, permitindo uma troca franca de ideias sobre os desafios da cidade e o papel estratégico da universidade nesse contexto. O ambiente da conversa foi marcado pela escuta, pelo respeito mútuo e pela disposição real de construir caminhos conjuntos. Esse tipo de diálogo é fundamental para superar distanciamentos históricos e criar bases sólidas para parcerias mais estruturantes. A universidade tem muito a contribuir com conhecimento, pesquisa, inovação e formação, e a abertura demonstrada pela Prefeitura sinaliza uma oportunidade concreta de alinhar projetos que gerem impacto social, econômico e educacional para Uberlândia. Vejo esse momento como um marco importante e um passo decisivo para fortalecimento de uma agenda cooperativa voltada ao interesse público." (Carlos Henrique de Carvalho)
Para assistir à integra do debate, basta dar o play no vídeo abaixo:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Leia também:
Palavras-chave: debate Entrevista Rádio Universitária Trocando em Miúdos Contraponto Márcio Alvarenga Reitoria UFU Prefeitura de Uberlândia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS