Pular para o conteúdo principal
Graduação

Calendário será pauta do primeiro Congrad de 2025

Proposta da Prograd já foi discutida com representantes dos três segmentos da UFU e recebe contribuições das unidades acadêmicas até esta sexta-feira, 14 de fevereiro

Publicado em 11/02/2025 às 10:09 - Atualizado em 17/02/2025 às 08:19

UFU está com o segundo semestre letivo de 2024 em andamento. (Foto: Milton Santos / arquivo Comunica UFU)

 

A regularização do calendário acadêmico da Graduação é uma das prioridades da nova gestão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, desde as primeiras semanas de janeiro, uma equipe da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) vem trabalhando na construção de uma proposta. “Analisamos diversas possibilidades e desenhamos alguns cenários para a apreciação do Conselho de Graduação (Congrad)”, explica o pró-reitor Waldenor Barros Moraes Filho. Em alguns cenários, seria possível alinhar o calendário ao ano civil já no segundo semestre de 2026 e, a partir de 2027, voltar ao modelo tradicional de 100 dias letivos. 

Os cenários propostos, conforme descreve o pró-reitor, respeitam a obrigatoriedade de 15 semanas de aulas e seguem o modelo 90/10 ou variações do mesmo. O grupo de trabalho da Prograd optou por não trabalhar com as propostas de supressão de semestres ou duplicação de turmas, aventadas em debates anteriores, por já existirem pareceres da Procuradoria Geral (Proge/UFU) desfavoráveis a esses mecanismos. Outra preocupação foi respeitar o direito de férias e o recesso no mês de janeiro, conforme acordado após a última greve, sintetiza Moraes. 

Durante o mês de janeiro, as possibilidades levantadas pelo grupo de trabalho da Prograd foram apresentadas para o Diretório Central dos Estudantes (DCE), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet) e a Adufu - Seção Sindical dos Docentes da UFU. “As reuniões com representações dos três segmentos da comunidade universitária foram muito produtivas e ajudaram a ajustar as nossas propostas”, relata Moraes. 

 

Foto de Waldenor Moraes
Moraes: 'Regularização do calendário demandará o comprometimento de todas e todos em um acordo coletivo em prol desse objetivo." (Foto: Milton Santos / arquivo Comunica UFU)

 

Ainda no último mês, a Prograd enviou a proposta para a Secretaria-Geral (Seger/UFU), que designou relatoria. O processo também foi encaminhado para todas as direções de unidades acadêmicas e coordenações de cursos de graduação, para que estas promovam amplo debate a respeito, envolvendo docentes, discentes, técnicas e técnicos. Estabeleceu-se também um prazo, até esta sexta-feira, (14/2), para que sugestões de ajustes sejam encaminhadas ao relator por aquelas pessoas que desejarem. 

A intenção da Prograd é que todas as pessoas conheçam as propostas e possam opinar a respeito, para que se sintam parte na busca de solução, ressalta o pró-reitor. “Sabemos que esse é um tema complexo; por isso, estamos tentando fazer um amplo debate e ouvir todos os segmentos, pois a regularização do calendário demandará o comprometimento de todas e todos em um acordo coletivo em prol desse objetivo”, finaliza Waldenor Barros Moraes Filho. 


 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: calendário acadêmico Graduação debate construções coletiva Sintet DCE ADUFU Prograd UFU

A11y