Campus Pontal

Diretores e coordenadores da unidade da UFU em Ituiutaba discutem novo calendário acadêmico

Em meio a preocupações com retorno das aulas, após o término das greves de docentes e técnicos administrativos, grupo teve reunião com o reitor Valder Steffen e outros membros da Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 19/07/2024 às 10:39 - Atualizado em 20/07/2024 às 11:18

Foto: arquivo pessoal

Na última segunda-feira, 15 de julho, os diretores dos institutos de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO) e de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp) e da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia de Produção (Faces) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), juntamente com os coordenadores de cursos do Campus Pontal participaram de uma importante reunião na Reitoria da instituição. O grupo foi recebido pelo reitor Valder Steffen Jr., a pró-reitora de Graduação, Kárem Ribeiro, e a diretora de Administração e Controle Acadêmico, Juliana Bonnas. O encontro teve como objetivo principal discutir o calendário acadêmico, abordando as preocupações relacionadas às atividades acadêmicas diante do iminente retorno da greve.

A reunião foi iniciada dando ênfase na urgência e importância de um planejamento estratégico frente à situação atual. “Estamos em um momento crítico, e é essencial que tomemos decisões que minimizem os impactos negativos para nossos estudantes e professores”, destacou um dos participantes.

Foram abordadas na audiência questões cruciais, como a necessidade de ajustes no calendário acadêmico para acomodar as interrupções causadas pelas greves. Os diretores e coordenadores discutiram pontos importantes para garantir que o semestre letivo seja concluído de maneira satisfatória, mesmo com os desafios apresentados pela paralisação.

A importância de manter uma comunicação clara e transparente com os alunos do campus avançado também foi destacada. “É necessário garantir que todos estejam cientes das mudanças e do que estamos fazendo para mitigar os efeitos da greve nas atividades acadêmicas”, enfatizou um dos diretores. Além disso, foi ressaltada a necessidade de apoio psicológico e emocional para os estudantes durante este período de incerteza.

Entre as propostas discutidas, esteve a reestruturação do calendário acadêmico, considerando também o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os coordenadores de curso tiveram a oportunidade de expressar suas preocupações e sugestões, destacando a importância de um planejamento cuidadoso para evitar a evasão dos discentes.

A Universidade Federal de Uberlândia, por meio de seus diretores e coordenadores, reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e com o bem-estar de seus estudantes. A instituição está buscando soluções que minimizem os impactos da greve e garantam a continuidade das atividades acadêmicas, demonstrando seu compromisso em enfrentar os desafios com responsabilidade e dedicação.

* Jussara Goulart da Silva é professora de Marketing e coordenadora do Curso de Graduação em Administração, da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (Faces), situada no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Ituiutaba-MG.

Palavras-chave: Reunião audiência Reitoria calendário acadêmico Graduação gestores diretores cooordenadores cursos Campus Pontal Prograd Dirac UFU

Conteúdo relacionado