Publicado em 19/12/2025 às 16:57 - Atualizado em 27/12/2025 às 14:20
Veiculado de segunda a sábado, das 11 às 12 horas, pela Rádio Universitária FM, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o programa “Trocando em Miúdos” está completando 38 anos em 2025 – nos primeiros anos, de 1987 a 1996, tinha o nome “Informação ao Vivo”. O responsável por produzir e apresentar a atração é o jornalista Márcio Alvarenga.
Há exatos 10 anos, em 2015, o “Trocando em Miúdos” lançou o “Contraponto”, um quadro de debates que é veiculado sempre aos sábados, ocupando todo o tempo do programa. No último mês de agosto, para comemorar a primeira década dessas edições especiais do último dia de cada semana, foi realizado um “Contraponto” com plateia, no Anfiteatro do Bloco 5S do Campus Santa Mônica. Por ocasião da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, os entrevistados foram Anna Paula Feminella, secretária nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência, e o professor Alberto Martins da Costa, membro da Academia Paralímpica Brasileira e diretor Paralímpico do Praia Clube. Na função de mediador do debate, o convidado especial foi o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho.
Chegando à reta final de mais um ano, Alvarenga comenta que um dos maiores desafios que sempre almejou, ao longo das quase quatro décadas de existência do programa, apenas agora está sendo concretizado. “Foram várias tentativas, desde 1989, quando tentei levar ao estúdio para o quadro ‘Contraponto’ o então reitor da UFU, Antonimo Martins, e o prefeito Virgílio Galassi. Depois disso, foram mais cinco tentativas frustradas de debates entre os gestores do Executivo Municipal e da Universidade Federal de Uberlândia: 1993 (prefeito Paulo Ferolla e reitor Nestor Barbosa de Andrade); 1997 (prefeito Virgílio Galassi e reitor Gladstone Rodrigues da Cunha); 2002 (quando, nem mesmo com uma confluência política mais à esquerda na cidade, entre o prefeito Zaire Rezende e o reitor Arquimedes Cilone, não houve entendimento para o debate); 2008 (prefeito Odelmo Leão e reitor Alfredo Júlio) e 2018 (prefeito Odelmo Leão e reitor Valder Steffen)”, detalha.
Pois o momento tão aguardado – e pelo qual tanto foi batalhado – finalmente chegou! No final da tarde desta sexta-feira, 19 de dezembro de 2025, o jornalista e apresentador recebeu nos estúdios da TV Universitária os homens que assumiram em janeiro deste ano o comando da UFU e da Prefeitura de Uberlândia: respectivamente, Carlos Henrique de Carvalho e Paulo Sérgio Ferreira. Ao longo de uma hora de conversa, os convidados opinaram sobre os principais aspectos que marcaram as divergências que impediram a realização de um debate como aquele e expuseram, dentre outros temas, como tem se dado a aproximação para o estabelecimento de novas parcerias nas mais diversas áreas e quais são as perspectivas quanto ao futuro desta relação que tanto interessa à população de Uberlândia e região.
Esta edição histórica do “Trocando em Miúdos” vai ao ar no próximo dia 27, sábado, a partir das 11 horas, com transmissão também via internet, no YouTube e no site do programa.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: debate Entrevista Rádio Universitária Trocando em Miúdos Contraponto Márcio Alvarenga Reitoria UFU Prefeitura de Uberlândia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS