UFU oferece curso preparatório gratuito para ingresso no Ensino Superior

Inscrições ficam abertas até o dia 6 de junho; oferta de 300 vagas e classificação por ordem de cadastro

Publicado em 17/05/2023 às 10:34 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Aulas on-line do Afin têm início no dia 19 de junho. (Foto: Canva)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) abre inscrições para participação no Programa de Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin). Com 300 vagas disponíveis, o curso on-line gratuito visa preparar estudantes para processos seletivos como o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As aulas serão realizadas no formato on-line (não presencial) e conduzidas por estudantes da UFU, com orientação de servidores da universidade.

O curso terá carga horária diária de três horas, de segunda a sexta, e duração de aproximadamente cinco meses. As aulas iniciam no dia 19 de junho.

Inscrições

Os interessados podem realizar suas inscrições até 6 de junho, por meio do formulário on-line. Entretanto, para aumentar as chances de conseguir a vaga é necessário fazer o cadastro o mais rápido possível. Afinal, o critério de classificação dos candidatos é a ordem de inscrição.

Os pré-requisitos para participação no curso são os seguintes:

• Ter concluído ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio ou a última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Ser estudante de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular.

Processo de seleção

A seleção será realizada em duas etapas: análise de documentação (eliminatória) e ordem de inscrição (classificatória). O resultado parcial será divulgado no dia 13 de junho. Após a fase de recursos, o resultado final será publicado no dia 15 de junho.

Os candidatos aprovados devem confirmar interesse pela vaga por e-mail, no período de 16 a 18 de junho.

Documentação e mais informações

Todas as informações referentes a este processo seletivo estão disponíveis no Portal de Editais e Concursos da UFU. O edital completo pode ser acessado aqui.

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo seguinte correio virtual: curso.afin.uber@gmail.com.