Pular para o conteúdo principal
Palestra

Engenheiros sem Fronteiras criam núcleo em Uberlândia

Palestra apresentará a ONG para toda a comunidade universitária

Publicado em 08/04/2014 às 16:39 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Acontece, no dia 23 de abril, a palestra de apresentação da organização não governamental (ONG) Engenheiros sem Fronteiras (ESF) – Núcleo Uberlândia à comunidade acadêmica da UFU. A ONG é um grupo sem fins lucrativos que tem como objetivo integrar estudantes e profissionais da área de engenharia, visando unir conhecimentos e atuar na melhoria de carências sociais, executando projetos de auxílio às comunidades carentes de Uberlândia e região. A organização também é uma opção de atividade extracurricular para os alunos da universidade. A apresentação acontecerá no auditório do bloco 3Q do Campus Santa Mônica, as 18h30, o evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrição.

A palestra será conduzida por alunos que estão colaborando com a fundação da ONG em Uberlândia e apresentará o histórico, a missão e os projetos da organização, além de esclarecer as maneiras de participar da ESF como voluntário, parceiro, doador ou fazendo parte da diretória executiva. Após a palestra será realizada a assembleia de fundação do Núcleo Uberlândia.

De acordo com os organizadores da palestra, a Engenheiros sem Fronteiras incentiva “o aumento da motivação do aluno em se dedicar ao curso; aprender como trabalhar em grupo, com área de gestão, liderança, cidadania e proatividade; além da colocação prática do que o aluno aprende em sala de aula e especialmente a contribuição para o desenvolvimento de uma nova geração de engenheiros, preocupados e conscientes com causas sociais”.

A ESF – Núcleo Uberlândia já elaborou o esboço de alguns projetos que pretendem desenvolver. Entre eles, o “Pequenos Engenheiros”, que aspira aproximar a universidade do ensino fundamental, incentivando os alunos a ingressarem no ensino superior e a seguirem carreiras como futuros engenheiros. Outro ponto é incentivar o interesse dos estudantes da rede pública por disciplinas da área de exatas, como matemática e ciências, em que o rendimento escolar é menor, desenvolvendo atividades práticas que motivem e instiguem o interesse do aluno pela disciplina, propondo novos métodos de ensino. Outro projeto desenvolvido trata-se da “Horta Sustentável”, que visa promover o reaproveitamento de resíduos orgânicos e da água da chuva para a construção de uma horta sustentável domiciliar, levando às populações de baixa renda uma alternativa para melhorar sua qualidade de vida.

A ONG Engenheiros sem Fronteiras surgiu em meados de 1980 na França. Nos anos noventa se espalhou para países como Espanha, Itália, Canadá e Reino Unido. Posteriormente, com o desenvolvimento da organização, a ONG chegou à Alemanha, Suécia e Argentina, quando foi criada uma rede de unificação, o EWB – Internacional (Engineers Without Borders), com o intuito de conectar os profissionais para gerar engenheiros mais preocupados com causas sociais e que atuem no cenário mundial. Atualmente existem mais de quarenta grupos espalhados pelo mundo. No Brasil, a ESF chegou por meio de um estudante que conheceu a ONG nos Estados Unidos.

A administração da ESF – Brasil fica na cidade de Viçosa, em Minas Gerais, e também existem núcleos por todo o país, em cidades como Lavras, Natal e Juiz de Fora. Na UFU os ESF já têm um núcleo desde o ano de 2013, no Campus Pontal na cidade de Ituiutaba. Mais informações sobre a ONG podem ser encontradas no site: www.esf-brasil.org.

A11y