Publicado em 29/04/2014 às 16:15 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
Com relação à área de 64 hectares do Campus Glória, ocupada por famílias do Movimento Sem Teto do Brasil (MSTB) desde janeiro de 2012, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio de sua assessoria de comunicação, informa que:
O Conselho Universitário (Consun) aprovou, em 27 de setembro de 2013, a alienação da área ocupada pelo MSTB e avaliada pela Caixa Econômica Federal em R$ 63 milhões.
Em novembro de 2013, a UFU encaminhou a documentação para a Superintendência do Patrimônio da União do Estado de Minas Gerais. Em janeiro, o órgão devolveu a documentação, justificando que não lhe competia a adoção de medidas para alienação.
Em 24 de fevereiro, a UFU encaminhou a solicitação de autorização para a Secretaria de Educação Superior do MEC.
No dia 15 de abril, o reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, o prefeito Gilmar Machado, os deputados federais Weliton Prado e Padre João, o vereador Neivaldo de Lima e representantes do movimento participaram de uma reunião com Luiz Cláudio Costa, secretário Executivo do MEC. Na ocasião, o reitor, como forma de sensibilizar e dar agilidade ao processo, apresentou o vídeo documentário “Plantei meu sonho aqui” e um álbum de fotografias com o escopo, feitos pela Diretoria de Comunicação da UFU (Dirco) e Fundação Rádio e Televisão de Uberlândia (RTU).
No momento, a solicitação tramita no MEC e, em seguida, irá para Casa Civil, que dará a palavra final, autorizando ou não a venda da área. Se autorizada, a venda da área se dará por meio de um decreto, assinado pela Presidenta da República Dilma Rousseff.
Palavras-chave: Campus Glória
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS