Pular para o conteúdo principal
Pontal

Curso de Geografia da Facip/UFU realiza trabalho de campo no sul do Brasil

37 discentes participaram da viagem

Publicado em 03/07/2014 às 16:49 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Foto: Arquivo pessoal

Por Roberto Barboza Castanho (Docente do curso de Geografia da Facip/UFU)

Entre os dias 18 e 26 de junho de 2014, 37 discentes do curso de graduação em Geografia (licenciatura e bacharelado) da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip/UFU), coordenados pelos professores Hélio Carlos, Rildo Costa, Roberto Candeiro e Roberto Castanho, seguiram rumo à Região Sul do Brasil para a realização do trabalho de campo intitulado “Das Gerais aos Pampas Gaúchos”.

Como parte integrante dos componentes curriculares do primeiro semestre, o grupo fez sua primeira parada na cidade de Carambeí (Paraná), onde foi possível observar as primeiras diferenciações do espaço geográfico entre Minas Gerais e o Sul do Brasi. Na cidade de Carambeí, o destaque foi direcionado para as questões culturais e agrárias muito delimitadas pela colonização Holandesa neste local, além da temperatura de 10º C. Ainda no estado do Paraná, o grupo visitou o Parque Estadual de Vila Velha, sendo este um importante cenário de esculturas geológicas, possibilitando para todos uma compreensão das primeiras formações da região e sua dinâmica.

O trabalho de campo teve sequência no Rio Grande do Sul, tendo início em Caxias do Sul (com uma temperatura de 6º C), cidade onde todos começaram a ter contato com as primeiras impressões acerca da colonização italiana, visitando o memorial do Imigrante e interpretando os aspectos da constituição urbana da cidade. No mesmo dia, todos seguiram para Gramado, onde verificaram as questões de uso e ocupação do solo urbano, economia, cultura e demais fatores peculiares a essa parte do estado gaúcho.

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi o próximo local a ser visitado, onde o grupo foi recebido pelos Professores Roberto Cassol e MeriBezzi, ambos docentes do Departamento de Geociências daquela instituição. Ainda na UFSM, o grupo realizou interpretações das feições geomorfológicas pertencentes à região central do estado gaúcho, e por fim, participaram de uma seção do Planetário.

O último destino foi Santana do Livramento, pertencente ao domínio biogeográfico dos Pampas. No caminho, todos observaram as diferenciações em relação à dinâmica agropecuária, cultural, geomorfologia e demais fatores inerentes àquela parte do Rio Grande do Sul. Já na cidade de Santana do Livramento, na divisa do Brasil com o Uruguai, todos observaram a marcante geopolítica, seja nos aspectos arquitetônicos, comerciais e culturais. É importante destacar que esses trabalhos de campo proporcionam a todos os participantes uma interpretação geográfica bastante peculiar, oportunizando vivências marcantes para a constituição do seu conhecimento.

Palavras-chave: Geografia FACIP Campus Pontal

A11y