Pular para o conteúdo principal
LITERATURA

Eseba faz homenagem a Cecília Meireles

Recital de Poesias comemora o cinquentenário da obra "Ou isto ou aquilo"

Publicado em 04/11/2014 às 09:10 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:10

“Ou se tem chuva e não se tem sol / ou se tem sol e não se tem chuva! / Ou se calça a luva e não se põe o anel, / ou se põe o anel e não se calça a luva!” – Assim começa o poema que dá nome ao livro Ou isto ou aquilo, de Cecília Meireles, publicado pela primeira vez em 1964. Para comemorar o cinquentenário da obra, a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) promove, no dia 6 de novembro, a partir das 19 horas, no Teatro Municipal, o Recital de Poesias de 2014. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Trata-se de um evento promovido pela área de Língua Portuguesa da Eseba, coordenado pelas professoras Neli Edite dos Santos e Walleska Bernardino Silva. O objetivo do recital é permitir ao aluno a possibilidade de maior contato com a Literatura e, especialmente, momentos de fruição estética. Estão programadas 59 declamações, nove apresentações de música e uma de dança, além de exposições de poemas produzidos pelos estudantes. As declamações serão feitas por alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 6º ao 9º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Ou isto ou aquilo

O livro Ou isto ou aquilo explora a sonoridade das palavras, por meio de parlendas, cantigas, trava‐línguas. Cecília Meireles é um dos maiores nomes da Literatura Brasileira. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 7 de novembro de 1901. Em 1919, lançou seu primeiro livro de poemas, Espectros. Cecília Meireles faleceu no dia 9 de novembro de 1964. Recebeu, postumamente, o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

*ilustração: capa do livro Ou isto ou aquilo da editora Nova Fronteira, com ilustrações de Thais Linhares.

Palavras-chave: Eseba

A11y