Pular para o conteúdo principal
Expansão

Campus Monte Carmelo ganha segundo bloco

Reitor e construtora assinaram contrato nesta quarta

Publicado em 15/01/2015 às 17:00 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Maquete eletrônica do Bloco 1B

A comunidade acadêmica da UFU em Monte Carmelo se reuniu nesta quarta-feira (15/01) para assistir à assinatura do contrato de construção do segundo bloco do campus situado na Rodovia LMG 746, Km 1. A obra custará R$ 18,5 milhões e a previsão de entrega é de 18 a 24 meses.

Com área total construída de 8.734,92 m², o bloco 1B terá 12 salas de aula, 26 laboratórios didáticos, seis salas de monitoria, área administrativa e técnica, além de copas, banheiros e depósitos. Nesse bloco também funcionará o restaurante universitário.

O reitor Elmiro Santos Resende destaca a importância da ampliação do espaço, no momento em que o Campus Monte Carmelo passa a oferecer dois novos cursos, Geologia e Engenharia Florestal, além dos que existem desde a expansão, aprovada em 2010 (Agronomia, Sistema de Informação e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica).

“A comunidade utilizando o espaço no mesmo campus diminui o transporte e as condições de trabalho melhoram”, avalia Resende, referindo-se aos prédios na região do Sesi, onde ainda funcionam algumas atividades da UFU. A universidade, porém, pretende comprar o imóvel do Sesi, conforme anunciou o reitor, e já está cuidando da documentação necessária para a aquisição.

O diretor de infraestrutura, Antonio Carlos dos Santos, afirma que o novo bloco “é fruto da discussão com a comunidade para o melhoramento do primeiro bloco”. Os dois são semelhantes, mas o novo terá dois pavimentos a mais e melhores condições hidráulicas e de sustentabilidade. Santos explica que os dois prédios serão interligados pelo conjunto de rampas já construídas e que também darão acesso ao terceiro bloco, em fase de planejamento.

“Esse segundo bloco é muito importante para os três cursos já presentes aqui, porque os atuais laboratórios são improvisados e agora serão montados com a estrutura ideal”, avalia o professor Kil Park, coordenador do curso de Sistemas de Informação. As salas de aula com capacidade para um maior número de alunos é outro ganho, na avaliação do docente.

“A criação de um novo bloco é importante tanto para o crescimento do campus quanto ao redor da universidade. Dá visibilidade para a cidade e atrai estudantes”, afirma o estudante Luis Antonio Soares e Sousa, do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica.

Também estiveram presentes o diretor de Planejamento e Administração, José Francisco Ribeiro; o prefeito universitário, Reges Eduardo Franco Teodoro; o diretor de Logística,Wesley Marques; o assessor administrativo da reitoria em Monte Carmelo, Edmar Isaias de Melo; o engenheiro da construtora, Ricardo Andrade Macedo; a procuradora do município, Mardeli da Mata; os vereadores Amir Campos Ferreira e Victor Hugo Martins Tavares; a superintendente regional de ensino, Dinorá de Fátima Gonçalves; um dos doadores da área onde foi construído o campus, Romeu Mundim Pena, entre outros.

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

Palavras-chave: Campus Monte Carmelo expansão

A11y