Publicado em 08/07/2015 às 15:12 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Foto: Divulgação
A caminhada de fé até Romaria é tema do documentário Água Suja, produção independente de um grupo de alunos e ex-alunos da UFU que será filmada em agosto deste ano. O objetivo é acompanhar os romeiros pelo trajeto de 86 quilômetros entre Uberlândia e Romaria que, feito a pé, leva mais de 30 horas para ser concluído.
Os produtores planejam descobrir e revelar quem são os romeiros e quais são as suas histórias, pedidos e promessas, explica Yuji Kodato, diretor e roteirista do filme. “Nosso ponto de interesse é o trajeto”, afirma.
Estão programados 20 dias de gravações intensivas: primeiro, a equipe fará o percurso com os romeiros; depois, vão filmar a estrada e as cerimônias religiosas em louvor a Nossa Senhora da Abadia em Romaria. A cidade tem 3.600 habitantes e, durante as festividades, recebe cerca de 400 mil pessoas.
A equipe trabalhará voluntariamente e a produção (equipamentos, hospedagem etc.) será custeada por financiamento coletivo. Os interessados em colaborar podem entrar em contato por meio do site www.beta.benfeitoria.com/aguasuja e da página Água Suja no Facebook: www.facebook.com/aguasuja.
Sinopse
Agosto. BR-365, trecho entre Uberlândia e Romaria. Vultos a pé começam a surgir pela estrada que corta o cerrado. Pessoas sozinhas, famílias inteiras, ciclistas, carros de boi, caminhonetes reluzentes. Senhoras que retornam todos os anos, andarilhos em panos, algumas crianças que pouco entendem daquilo tudo. 86 quilômetros, sol escaldante, tráfego intenso, os puxões violentos de ar que os caminhões fazem ao passar. 30, 35, 40 horas de caminhada. Gente desistindo, gente rezando, gente andando a inércia do cansaço, passos vacilantes, mecânicos, sonâmbulos. Orações em bocas secas, pedidos desesperados, agradecimentos em dores bem vindas, um rastro de lutas, buscas e histórias. A vontade de curar os corpos, banhar as almas e roçar o invisível.
Equipe
Yuji Kodato: diretor, roteirista, câmera e editor (ex-aluno da graduação em Psicologia da UFU)
Ângelo Barcelos: roteirista, câmera e decupagem (aluno da graduação em História da UFU)
Marcos Campos: técnico de som direto, roteirista e decupagem (aluno da graduação em Ciências Sociais da UFU)
Roberto Camargos: roteirista, câmera e editor (aluno de doutorado em História da UFU)
Lucas Vidal: desenho de som (ex-aluno da graduação em Engenharia Mecânica da UFU)
Rudá Audiovisual: produção executiva
Palavras-chave: Romaria documentário
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS