Pular para o conteúdo principal
História

Documentário retrata memórias da ditadura militar em Uberlândia

DOCPOP/UFU entrevista pessoas da cidade que lutaram contra o regime de exceção

Publicado em 07/03/2014 às 17:17 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Ditadura Militar

Golpe militar completa 50 anos em 2014 (Foto: Arquivo Nacional)

Em Uberlândia houve ditadura militar? “Essa é uma história pouco discutida na cidade”, responde o estudante Vilmar Martins Júnior, do curso de História da UFU, autor do projeto que prevê a produção de um documentário sobre as memórias do regime de exceção na cidade. “O propósito é lançar luz sobre um passado repleto de memórias que necessitam ganhar mais visibilidade no atual momento político do país”, explica o produtor do filme, que deve ser lançado no fim de 2014, ano em que se completam 50 anos do golpe militar.

O projeto do Laboratório de Pesquisa em Videodocumentário e Cultura Popular, vinculado ao Instituto de História da UFU, é sem fins lucrativos e foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura, através do Fundo Municipal de Cultura. Conta ainda com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX) e o apoio do restaurante Sahtten.

Até o momento foram gravadas 27 entrevistas com pessoas que viveram em Uberlândia na época do regime militar (1964-1985), entre elas, professores, estudantes, vereadores, militares e ex-membros do Movimento Revolucionário 21 de Abril e da Ala Vermelha, grupos que se constituíram em Uberlândia na segunda metade da década de 1960. Entre os entrevistados estão o secretário nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, e o médico Afrânio Azevedo, que realizou a cirurgia plástica em um dos homens mais procurados pela ditadura, Carlos Lamarca.

“Muita gente achava que isso era mito, que não havia acontecido, mas aconteceu. O Afrânio conta como foi, como ele fez a cirurgia. Ele foi preso e submetido à tortura psicológica”, revela Rosa Maria Ferreira da Silva, diretora de produção do documentário e aluna do Doutorado em História da UFU.

Além dos depoimentos está sendo feito um levantamento de documentação escrita em jornais de Uberlândia, arquivos dos órgãos de informação, Departamento de Ordem Política e Social (Dops) disponíveis no Arquivo Público Mineiro, Arquivo Nacional, Arquivo Público de Uberlândia, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), entre outros. Será disponibilizado para consulta pública no Centro de Documentação e Pesquisa em História (CDHIS/UFU) um Guia de Fontes sobre a ditadura militar em Uberlândia. Também há a previsão para lançamento de uma página na internet com informações sobre a pesquisa e o filme, ainda neste ano. “É a maneira que a gente encontra de contribuir com a produção do conhecimento a respeito desse período da história do Brasil e, sobretudo, da história de Uberlândia, de que a gente sabe muito pouco”, explica Rosa Maria.

Está previsto um circuito de exibição, que inclui cursos e eventos da UFU e demais Instituições de Ensino Superior da cidade, escolas das redes pública e particular, associações de bairros, eventos relacionados a reflexões acerca do regime militar e dos direitos humanos, mostras cinematográficas locais, nacionais e da América Latina. Serão distribuídas cópias em DVD às Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, emissoras de TV públicas e outras instituições. Na internet, estará disponível no Youtube e no Vimeo.

A equipe do projeto é multidisciplinar, com participação de alunos de graduação e pós-graduação em História e Direito: Vilmar Martins Júnior (produtor e pesquisador), Pedro do Prato Moller (pesquisador), Roberto Camargos (pesquisador e câmera), Talita Vasconcelos (pesquisadora), Valéria Queiroz (pesquisadora), Flávio Citton (direção cinematográfica), Rosa Maria Ferreira (diretora de produção), Priscylla Moraes (assistente de produção), León de Aguiar (diretor de som), Leandro Teixeira (diretor de fotografia e câmera) e Maria Clara Machado (coordenadora do DOCPOP e supervisora do projeto).

Palavras-chave: história ditadura militar documentário

A11y