Pular para o conteúdo principal
DIVERSIDADE

Documentário sobre Grande Otelo marca abertura de encontro sobre religiosidade afro-brasileira

Encontro acontece de 28 a 30 de novembro, no Campus Santa Mônica

Publicado em 25/11/2016 às 10:51 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Na próxima semana, de 28 a 30 de novembro, acontece o "Mulheres de Fé - Encontro Diversidade Religiosidade afro-brasileira, Gênero e Preservação Cultural". Será nos blocos 3Q, H, 1S e 3C, Campus Santa Mônica. No primeiro dia, às 18h, será lançado o documentário "De Grande Otelo para Sebastião", resultado da tese de doutorado de Tadeu Pereira dos Santos, apresentada no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU).
O evento faz parte de um projeto de extensão voltado para o levantamento do patrimômio cultural afro-brasileiro, coordenado pelo professor da Faculdade de Educação, Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, e pela professora do Instituto de História e diretora de Comunicação da UFU, Maria Clara Tomaz Machado. O docente explica que o trabalho tem como objetivo mapear terreiros de Umbanda e Candomblé de Uberlândia e desenvolver uma série de ações de extensão com a comunidade desses locais. "Dentre essas tem esse encontro de diversidade religiosa afro-brasileira, onde a gente vai discutir a questão de gênero e patrimônio cultural", afirma.

Cairo e Tadeu falam da relação do evento com o documentário "De Grande Otelo para Sebastião". (Foto: Milton Santos)

A programação conta com oficinas, mesa-redonda, conferência e com o lançamento do documentário "De Grande Otelo para Sebastião". A direção do filme foi de Nara Sbreebow e é uma realização da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) em parceria com a Diretoria de Comunicação Social da UFU (Dirco). Resultado de mais de uma década de pesquisa para sua tese, Tadeu relata que a parceria com o evento para exibição do documentário é importante para pensar a religiosidade e trazer outras memórias sobre ser negro em Uberlândia. "Nesse sentido, o vídeo vem trazer uma outra proposição também, dentro daquilo que é colocado sobre a questão negra, dentro daquilo que é evidenciado sobre o Sebastião enquanto Grande Otelo". Além disso, ele conta que o documentário mostra outras facetas de Grande Otelo que as pessoas geralmente não conhecem, entre elas o fato dele ter sido Umbandista e frequentador dos terreiros da cidade.
Cairo explica que esse encontro finaliza o Novembro da Diversidade da UFU, onde foi inserida a maioria dos eventos para discussão do mês da consciência negra. Segundo ele, o projeto de extensão termina em dezembro deste ano e em 2017 serão apresentados os resultados das pesquisas realizadas em alguns terreiros de Uberlândia onde as mulheres são as protagonistas.
As inscrições para as oficinas do evento ja estão encerradas. As outras atividades são abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A programação completa está no anexo.

Palavras-chave: religiosidade afro-brasileira Mulheres de Fé documentário Grande Otelo

A11y