Publicado em 09/09/2015 às 10:14 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Monte Carmelo recebe nesta quinta-feira, 10/09, a primeira edição do Festival Universitário de Teatro e Dança "Nau de Dionísio", no Espaço Cultural Carmelitano, com apresentações do Grupo Fulô do Batuque, Grupo de Catira Raízes do Sertão e Grupo Mito 8. O evento busca na consolidar a UFU como um espaço de integração e troca de experiências dos trabalhos universitários nas áreas de Teatro e Dança.
Nau de Dionísio é mais um dos projetos do Circuito Universitário Cultural (CUC), promovido pela Diretoria de Cultura (Dicult) da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) e pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia. No dia 30 de agosto, a cidade de Monte Carmelo recebeu a primeira atividade do CUC, o Festival “Arte na Praça”.
Confira as atrações:
Catira com Tarcísio Manuvéi
Tarcísio Manuvéi e catireiras. Foto: Divulgação.
Cantador, violeiro e produtor cultural, Tarcísio Manuvéi é conhecido por seu trabalho de difusão da cultura caipira. Ele lidera o Espaço de Catira Raízes do Sertão, em Uberlândia/ MG, que tem o intuito de valorizar as diversas manifestações da cultura sertaneja. A Catira é uma dança, cujos catireiros (praticantes) produzem sons com os pés e mãos que acompanham a música que o violeiro toca. O CUC promove nos dias 8 e 9 de setembro, terça e quarta-feira, oficinas de catira no Espaço Cultural da Casa da Cultura em Monte Carmelo; as inscrições são realizadas direto no local. Na quinta, integrantes do grupo de Catira e participantes da oficina se apresentarão no festival Nau de Dionísio.
Danças Brasileiras com Grupo Fulô do Batuque
Grupo Fulô do Batuque. Foto: Divulgação.
O Grupo Fulô do Batuque é um grupo de danças brasileiras, fundado dentro da Ong Periferarte, que há mais de oito anos promove atividades culturais para a comunidade do bairro Canaã, em Uberlândia. Juliana de Lima Trindade, coordenadora da Periferarte e fundadora do Fulô do Batuque, ministrará no mesmo dia do festival (10/09) uma oficina de danças populares, a partir das 15h, também no Espaço Cultural da Casa da Cultura em Monte Carmelo; inscrições no local.
Espetáculo “Vem buscar-me que ainda sou teu” do Grupo Mito 8
Grupo Mito 8. Foto: Divulgação.
O Grupo Mito 8 de Teatro apresenta o espetáculo “Vem buscar-me que ainda sou teu”, uma livre inspiração na obra de mesmo nome de Carlos Alberto Soffredini, elaborada por Rafael Lorran. No enredo, a Companhia Melodramática do Triângulo Mineiro de circo-teatro está em cartaz com o melodrama “Coração Materno”, uma história de amor, ganância, poder e traição, que aperta corações e engorda o caixa e repertório de números da Companhia. Num misto de coincidência e destino, o melodrama encenado passa a representar a própria vida dos artistas da Cia, dramas particulares do fazer teatral que se misturam à ficção, ultrapassam o tempo e discutem as fronteiras entre a arte e a vida. Uma história que se vale da ironia, comicidade e crítica que só o melodrama, em sua natureza burlesca, pode provocar.
Serviço
Nau de Dionísio - Festival Universitário de Teatro e DançaHorário: 19h30Local: Espaço Cultural - Rua Dom Pedro II, s/nº Monte Carmelo
Palavras-chave: Circuito Universitário Cultural dicult Festival Universitário de Teatro de Dança Monte Carmelo Nau de Dionísio
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS