Publicado em 20/01/2016 às 15:16 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14
Márcio Batista é o único brasileiro finalista Global Teacher Prize.
O professor Márcio de Andrade Batista, doutorando em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é um dos 50 finalistas do Global Teacher Prize, criado pela Varkey Foundation e considerado o “Prêmio Nobel da Educação”.
O prêmio destaca a importância da profissão de educador e julga os concorrentes a partir de vários critérios, como o emprego de técnicas pedagógicas inovadoras. O vencedor será agraciado com o prêmio de U$ 1 milhão, em março deste ano, em Dubai.
Em seu trabalho, voluntário, ele estimula a iniciação científica entre alunos do Ensino Médio em Mato Grosso, priorizando alunas de famílias pobres. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Márcio Batista foi o único brasileiro finalista. Embora aberto a todas as nações, apenas 29 estão representadas entre os 50 escolhidos.
Márcio Batista é graduado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (USP). Defendeu seu mestrado em Engenharia Química pela UFU (2005). Possui MBA em Finanças e Estratégias Empresariais também pela UFU (2006). É ganhador do Prêmio Santander de Empreendedorismo (2006), na categoria Indústria. Atualmente é doutorando em Engenharia Mecânica na UFU, com a pesquisa sobre a corrosão de cordões de solda em tanques de leite e formação de biofilme microbiano.
No Global Education and Skills Forum 2015, a educadora norte-americana Nancie Atwell foi anunciada como a vencedora dentre os 10 finalistas. Saiba mais sobre o Global Teacher Prize em www.globalteacherprize.org/pt-pt/about.
Palavras-chave: Prêmio Nobel educação Finalista
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS