Publicado em 28/04/2016 às 16:37 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14
Steffen Jr. foi pró-reitor de Planejamento e Administração da UFU
Na próxima quarta-feira (4/5) o professor Valder Steffen Júnior, da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), toma posse na Escola Naval do Rio de Janeiro, como membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Centenária, a instituição é uma das mais antigas associações de cientistas do Brasil.
Steffen Júnior foi eleito no fim de 2015. Até então, o único docente da UFU a fazer parte da academia era o geneticista Warwick Estevam Kerr. Os membros titulares são pesquisadores radicados no Brasil há mais de dez anos, com destacada atuação científica.
O docente atribui a sua participação na ABC como um reconhecimento para a Femec e para a UFU. “Isso porque nossa tradição científica não é tão grande quanto à verificada nas universidades mais antigas, com maior repercussão no cenário científico”, comenta.
“Penso também que, sem esquecer as parcerias nacionais e internacionais que certamente têm contribuído de maneira significativa sobre a qualidade do trabalho que realizamos, nossa contribuição vem sendo substancialmente construída na UFU ao longo de quase quarenta anos de carreira, o que nos alegra muito. Por isso mesmo, é um momento de gratidão a colegas pesquisadores, orientados (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e técnicos administrativos que têm, através de seu talento, permitindo que nosso trabalho seja reconhecido”, afirma o pesquisador.
A ABC é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que atua como sociedade científica honorífica e contribui para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade. O objetivo é dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas.
Saiba mais sobre a ABC em www.abc.org.br.
Currículo
Com 40 anos dedicados à UFU, o professor Valder Steffen Júnior tem uma longa carreira acadêmica. Ele graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas/Unicamp (1976), fez mestrado (1977) e doutorado (1979) na Université de Franche Comté, na França. Defendeu sua tese de Habilitation (H.D.R.) nesta mesma universidade, em 1991. Realizou dois estágios em nível de pós-doutoramento, no INSA de Lyon (1986-19887) e na Virginia Tech - USA (1999-2000). Ocupou diversos cargos administrativos na UFU, tais como: Chefe de Departamento, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Centro, Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica, Pró-Reitor. Serviu também ao sistema brasileiro de pesquisa e pós-graduação (Membro do Comitê Assessor de Engenharia Mecânica do CNPq, Representante da Área de Engenharia III na Capes, Membro da Câmara de Tecnologia da Fapemig; Membro do Conselho Curador da Fapemig). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: otimização de sistemas mecânicos, dinâmica de rotores, materiais inteligentes e problemas inversos em dinâmica. Foi Presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), de 2006 a 2009. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002. Foi agraciado com o Prêmio Bom Exemplo 2012 - categoria Ciência. É membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia desde 2013. Atualmente, é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Estruturas Inteligentes em Engenharia, além de Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A.
Palavras-chave: posse academia ABC Valder Ciências
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS