Pular para o conteúdo principal
Destaque

Aluna do curso de Direito da UFU representa o Brasil em fórum europeu

Letícia Alves foi selecionada para compor a delegação brasileira

Publicado em 30/06/2016 às 10:31 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Giovana Oliveira (estagiária em graduação)

Foto: Arquivo Pessoal

Depois de mais de 130 inscrições e um processo que inclui a análise do currículo e julgamento da motivação pessoal e profissional, a estudante de graduação do 4º período do curso de Direito da UFU, Letícia Alves Nogueira, foi uma das seis jovens selecionadas pelo programa Diplomacia Civil do Instituto Global Atittude, para compor a delegação brasileira no fórum European Development Days (EDD) 2016.

O evento, realizado nos dias 15 e 16/06, em Bruxelas, completou 10 anos de atuação e reuniu cerca de 5 mil pessoas de 140 países e 1.200 organizações, para debater o tema “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Dedicado à sustentabilidade, o EDD destacou, ainda, discussões sobre desigualdade, gênero, mudanças climáticas, ciência e tecnologia, inovação, migração e refúgio, entre outros.

Durante o evento, a delegação brasileira participou de cerimônias que contaram com discursos de personalidades como o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, que falou sobre a cooperação para a construção de um mundo melhor e mais pacífico, e a Rainha Matilde da Bélgica, que destacou a importância da União Europeia ter uma visão global e comprometimento com o desenvolvimento sustentável, mencionando ainda dificuldades com o terrorismo, crise econômica, migração, intolerância e racismo.

Além de toda a programação do EDD, os estudantes brasileiros visitaram o Parlamento Europeu e se reuniram com a Conselheira do setor de Direitos Humanos e Temas Sociais da Missão Brasileira Junto à União Europeia, Tatiana Bustamante, o que possibilitou uma troca de experiências válida aos alunos. “O que achei mais incrível no evento foi o contato que tivemos com outros brasileiros, que estão a trabalho ou estudando na União Europeia. Eles nos deram dicas de como se candidatar para estágios no Parlamento ou em órgãos da Comissão Europeia.”, afirma Letícia.

Mesmo com o complexo processo de seleção, Letícia ressalta que vivenciar o fórum foi um espaço de crescimento tanto pessoal quanto profissional. “O que me motivou de imediato para compor a delegação brasileira neste fórum foi a oportunidade de ter um contato direto com a praxe diplomática, já que é uma área pela qual me interesso e tenho a aspiração de segui-la […] essa viagem me permitiu enxergar e ter convívio com assuntos aos quais eu só tinha conhecimento através de bibliografias acadêmicas, tanto no que diz respeito ao mundo jurídico quanto ao das relações internacionais [...]”.

Diante de toda a experiência, a estudante da UFU declara que adquiriu ensinamentos e uma nova visão de mundo. “O que trago de mais marcante é que o mundo ainda pode ser um lugar mais pacífico e fleumático para todos, independentemente de qualquer forma de marginalização, hostilização e distinção, pois quando o trabalho coletivo é levado a sério e de forma responsável, e aqui me refiro a cooperação internacional, passamos a entender que somos todos cidadãos de um mesmo lugar, de um só mundo, onde os limites fronteiriços deveriam ser vistos apenas como uma referência geográfica e não de diferença e preconceito.”

Palavras-chave: DIREITO Fadir Fórum Europeu

A11y