Publicado em 30/09/2016 às 09:05 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) realiza na próxima terça-feira, 04/10, uma série de atividades para promover reflexões sobre a educação infantil nas universidades brasileiras. Rodas de conversas e debates nas salas de aula estão previstos.
Para a organizadora da atividade, a professora Núbia Silvia Guimarães Paiva, é um momento da comunidade refletir sobre a situação da educação infantil nas universidades brasileiras e contribuir para fortalecer essas instituições e com vestimenta simbólica. “Convidamos as famílias das crianças e dos docentes para irem à escola vestidos com camiseta branca”. Ela explica que as incertezas em relação à educação infantil nas universidades federais começou há seis anos em São Paulo. “Esse movimento se iniciou desde 2010, período em que as Unidades/Creches das Universidades Paulistas, bem como as Escolas de Educação Infantil vinculadas às Universidades Brasileiras começaram a ser questionadas quanto à sua manutenção por estas Instituições de Ensino Superior”.
Entre as atividades do dia 04, o chamado dia D, está a elaboração de um Manifesto de apoio às creches da Universidade de São Paulo (USP), que sofrem com a falta de investimentos e consequente dificuldade em ofertar novas vagas.
Campanha nacional
O dia D da Campanha Nacional será no dia 10 de outubro (na Eseba a data foi antecipada em virtude do recesso escolar) e vai destacar dois pontos fundamentais: 1) Importância em garantir educação de qualidade para crianças menores de seis anos e; 2) Valorização do espaço como ambiente de ensino, pesquisa e extensão, e que contribuem para a formação de estudantes da graduação e pós graduação, de diferentes cursos e centros de ensino nas Universidades.
Para mais informações da atividade acesse a página da Campanha no Facebook.
Palavras-chave: Eseba educação infantil Campanha Nacional
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS