Pular para o conteúdo principal
Saúde

Banco de leite do Hospital de Clínicas mantém padrão ouro em 2016

Instituição recebeu certificado de excelência pelo quarto ano consecutivo

Publicado em 12/01/2017 às 17:14 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

 TV Universitária)

BLH é responsável por coleta, processamento e rigoroso controle de qualidade do leite distribuído a bebês internados no HCU (Imagem: TV Universitária)

Pelo quarto ano consecutivo, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (HCU-UFU) recebe o certificado de Excelência em Bancos de Leite Humano na categoria ouro de qualidade pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano. A premiação aconteceu no final de 2016.

Realizada pela área técnica de saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde e pela coordenação do Centro de Referência Nacional para Banco de Leite Humano, a certificação é feita desde 2013 e analisa o desempenho de itens como qualificação da equipe profissional, estrutura física, equipamentos, produção, entre outros. Os serviços são avaliados nas categorias ouro, prata e bronze.

O Programa Iberoamericano de Bancos de Leite é uma rede de cooperação que reúne 23 países da região iberoamericana, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e tecnologias em aleitamento materno e banco de leite humano. O programa surgiu a partir da experiência com os BLHs por meio da Rede Brasileira.

Banco de Leite Humano do HCU

O Banco de Leite Humano do HCU/UFU foi criado em 1988, no setor de Lactário, ligado ao Serviço de Nutrição e Dietética, com o objetivo de apoiar e promover o aleitamento materno e incentivar a doação de leite humano. Em 1990, foi credenciado pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano.

Em 2001, o setor foi transferido para a área atual e tornou-se um serviço autônomo ligado à Diretoria Clínica do hospital. Com a mudança, várias ações foram implementadas.

Em 2002, por exemplo, foi criado o projeto Disque Amamentação. Pelo número (34) 3218-2666, as mães podem esclarecer dúvidas e obter orientações com uma equipe de estudantes dos cursos de graduação em Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia da UFU. Por mês, o projeto recebe de 60 a 80 ligações.

No ano seguinte, foram iniciados vários trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado tendo como base a unidade e, em 2006, começaram os atendimentos do Consultório de Amamentação.

A partir de 2013, o Banco de Leite Humano do HCU/UFU começou a receber alunos do curso de graduação em Nutrição para atividades de estágio curricular. O setor também faz parte do Programa de Residência Multiprofissional do Hospital, recebendo alunos residentes para exercício de suas atividades extracurriculares.

Em relação à doação de leite humano, o BLH é responsável pela coleta, processamento e rigoroso controle de qualidade do leite, para posterior distribuição aos bebês internados na UTI de Neonatologia do HCU, visando à melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, diminuindo os índices de mortalidade infantil.

Palavras-chave: Hospital de Clínicas de Uberlândia HCU leite humano

A11y