Publicado em 21/02/2017 às 12:32 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Andifes promoveu encontro entre reitores na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Imagem: Divulgação UFRJ)
O reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, participou dos seminários “As Prerrogativas da Autonomia Universitária” e “Brasil: conjuntura e perspectivas”, promovidos pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nesta segunda-feira (20/02), no Rio de Janeiro.
“Esse seminários tiveram a finalidade de manifestar um forte apoio e solidariedade à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que vem passando por problemas graves em seu financiamento”, afirma Steffen.
Segundo o reitor, os assuntos debatidos também se relacionam à realidade atual da UFU. “A autonomia universitária é um tema que vem chamando a atenção das universidades, desde a escolha do reitor até questões do dia a dia, em que há a judicialização. O que é autonomia? O que é soberania? Até onde vai o artigo 207 da Constituição?”, problematiza.
Outro assunto debatido entre os reitores foi a atual conjuntura econômica nacional. “Essa é uma preocupação que tem afligido a todos. Os especialista debateram a questão fiscal, o financiamento de políticas públicas, temas da ordem do dia. No momento estamos recebendo um dezoito avos do orçamento anual, e não um doze avos”, explica Steffen, referindo-se ao repasse de verbas do governo federal previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2017.
À noite, os reitores se encontraram com os gestores e a comunidade acadêmica da UERJ.
Palavras-chave: Andifes REITOR
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS