Pular para o conteúdo principal
Ciência

Pesquisa aponta melhores embalagens para conservar sementes

Estudo desenvolvido por servidor da UFU observou formas ideais de armazenamento para jenipapo

Publicado em 13/03/2017 às 12:10 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Foto: Unsplash

As embalagens de sementes interferem na boa germinação delas? Sim, pois a maneira de armazená-las influencia na quantidade de água que perdem, e isso tem consequências quando são plantadas para germinar. Algumas, como as de jenipapo, são sensíveis à dessecação, e a perda de água pode levá-las à morte. Pensando nisso, experimentos foram desenvolvidos em laboratório da UFU, a fim de observar quais as melhores embalagens para armazenar sementes que, ao germinar, resultam em jenipapeiros. Os pesquisadores descobriram que a melhor opção, a depender das condições do ambiente, são os sacos de papel.

O estudo foi descrito na dissertação de mestrado apresentada por Sebastião Alves Arruda, que é servidor da UFU e atua na Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad). Ele apresentou seu trabalho na Universidade do Brasil, que fica em Fernandópolis (SP). O experimento com as sementes foi realizado no Laboratório de Sementes do Instituto de Ciências Agrárias da UFU.

A dissertação de mestrado foi defendida em 17 de fevereiro

Que embalagens são melhores para armazenar sementes de jenipapo? Para responder a essa pergunta, sementes foram guardadas, durante 105 dias, com o intuito de se observar como diferentes materiais influenciam na conservação do potencial fisiológico delas.

Sacos de papel, sacos de plástico com vácuo e sacos de plástico com sementes revestidas por biofilme (algumas em condições de vácuo): esses foram os tipos de embalagens usadas no experimento. Após os 105 dias, os pesquisadores observaram a quantidade de água que as sementes tinham, a velocidade de suas germinações, entre outras características.

Concluíram que reduções abaixo de 15% no teor de água são prejudiciais ao potencial fisiológico das sementes de jenipapo, ou seja, atrapalham sua germinação. Pelo que foi observado, as embalagens plásticas, em condição de vácuo e o revestimento de biofilme não são recomendados. Já os sacos de papel - quando há temperatura de 24ºC e umidade relativa do ar de 65% -, durante 46 dias, conseguem conservar as sementes com germinação de 60%.

Palavras-chave: pesquisa semente jenipapo

A11y