Pular para o conteúdo principal
Graduação

Universidade realiza colação de grau unificada em campi fora de sede

As solenidades aconteceram em Monte Carmelo, Patos de Minas e Ituiutaba

Publicado em 05/05/2017 às 16:35 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Nos dias 26 e 27 de abril e 4 de maio aconteceram as Colações de Grau Oficiais dos cursos oferecidos pela UFU nos campi Monte Carmelo, Patos de Minas e Pontal, respectivamente. Foram 146 formandos de 16 cursos que concluíram a graduação no segundo semestre de 2016.

Os patenses e os tijucanos receberam o evento no formato unificado pela primeira vez. De acordo com o representante do reitor no Campus Patos de Minas e professor no Instituto de Genética e Bioquímica, Matheus de Souza Gomes, esse é um registro histórico em que se pode confirmar a participação efetiva dos formandos, demonstrando que há respaldo da UFU para a comunidade patense em toda a trajetória acadêmica de seus discentes.

Formandos do Campus Monte Carmelo (Foto: Milton Santos)

O formando Felipe Augusto, do curso de Agronomia de Monte Carmelo, aprova o novo formato de colação: “é bem melhor porque reúne todas as turmas, a gente socializa com os formandos dos demais cursos com quem fizemos amizade durante a vida universitária”. O assessor da Reitoria em Monte Carmelo, Bruno Sérgio Vieira, explica que antigamente os processos de colação eram feitos sob a responsabilidade dos cursos. “É a terceira turma de graduação do campus a formar. Sentimos que estamos nos consolidando na cidade”, destaca Vieira.

Formandos do Campus Patos de Minas (Foto: Milton Santos)

Em Ituiutaba, a cerimônia reuniu mais de 100 formandos de 10 cursos oferecidos pela Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip). O diretor pró-tempore da faculdade, Raul Cuervas, ressalta que esse formato dá um significado maior para o momento. “Dessa forma, a universidade apresenta para a sociedade o trabalho que lhe é encomendado: a formação de profissionais capacitados para agir na sociedade”, afirma Cuervas.

Formandos do Campus Pontal (Foto: Milton Santos)

Todo o evento é organizado pela Comissão Permanente de Colação de Grau (CPCG), estabelecida pela Resolução 05/2016, aprovada pelo Conselho de Graduação (Congrad). De acordo com Vanderlan Luiz de Sousa, integrante da comissão, o foco principal do trabalho é assegurar a todos os concluintes dos cursos de graduação oferecidos pela instiuição o direito de participarem da solenidade oficial, de forma gratuita e em igualdade de condições, estabelecendo assim o caráter de inclusão.

A mãe da formanda Natália Cristina dos Santos Vieira, Joana Dark, relata estar muito satisfeita com a celebração da entrega do grau de sua caçula. “Foi uma luta, mas foi muito bom. Ela já queria fazer o curso, se mudou de São Felix e voltou para Monte Carmelo para estudar na UFU. Dessa forma, eu, sempre preocupada, poderia dar uma ajuda, toda vez que ela precisasse. Ela estudava a noite inteira. Até teve um problema de saúde nessa trajetória. Mas Deus abençoou e deu a vitória. E agora estamos celebrando com a família nesse evento que está muito bonito”, conta Dark.

As colações de grau referentes ao primeiro semestre de 2017 acontecerão de 11 a 29 de setembro.

Saiba mais:

UFU promove segunda colação de grau coletiva

Veja a galeria de fotos da colação de grau de Monte Carmelo

Veja a galeria de fotos da colação de grau de Patos de Minas

Veja a galeria de fotos da colação de grau de Ituiutaba

Palavras-chave: colação Colação de grau ufu Colação de Grau Oficial

A11y